Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ALDEIA DO BISPO - SABUGAL - GUARDA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


A Aldeia do Bispo, é uma freguesia Portuguesa do Concelho do Sabugal, Distrito da Guarda, Portugal.
Uma Viagem organizada pelo Portal AuToCaRaVaNiStA programada para o Sabugal, mais propriamente à Aldeia do Bispo, por altura do Carnaval, para assistir à largada de touros, à garraiada com forcão, seja a tradicional capeia raiana. Este Território do Sabugal é fértil neste tipo de atividade do toureio a pé, com ramificações tradicionais em estilo Luso/Espanhol, (digo eu). A época sazonal desta atividade, é no verão, mais propriamente no mês de agosto, a pensar nos muitos emigrantes que vêem de férias nesta altura. É uma prática geral, um pouco por todo o interior de Portugal, principalmente nas regiões onde existem mais emigrantes. De salientar a riqueza patrimonial do Concelho do Sabugal, que poderá conferir aqui neste Portal, acedendo ao nosso Portefólio com a etiqueta "Sabugal". 



             HISTÓRIA.
A tradição diz que o Bispo de Cidade Rodrigo vinha passar as férias para a nossa Aldeia.
Mas, o que parece mais provável, é que o nome advém do facto do Senhor da terra ser o Bispo ao qual pertenciam todos os rendimentos.(Arquivo Nacional da Torre do Tombo). Aldeia do Bispo só pertenceu à Diocese da Guarda desde 1882.


O desenvolvimento desta aldeia deveu-se também à custa do contrabando, tendo mesmo um posto da Guarda-Fiscal, extinto em 1992. As populações raianas faziam do contrabando com Espanha meio de vida complementar da actividade principal que era uma agricultura deficitária. Os contrabandistas raianos transportavam carregos e odres às costas. As mulheres enrolavam fazendas, sedas e rendas à volta do corpo, por baixo da saia e da blusa. Trabalhavam de sol a sol, à noite passavam por montes e vales para trazerem o contrabando, voltavam encharcados, magros e com as roupas rasgadas.



Os inimigos dos contrabandistas eram os Carabineiros e os Guardas-Fiscais. Alguns dos produtos contrabandeados eram: café, vestidos de pana, alparcatas (calçado), entre outros.
Do seu património cultural e edificado, destaca-se a Igreja Matriz , a Igreja Nova (igreja de St.º Antão), o campanário, os chafarizes (recentemente restaurados), a Ponte Dr. Manso, contruída em 1971 e as sepulturas escavadas na rocha.


Actualmente a freguesia tem um lar de 3.ª idade bem equipado, inaugurado em Abril de 1983, um pavilhão multiusos, campo polivalente, uma piscina de adultos e outra para as crianças.



Fonte: www.jf-abispo.sabugal.pt





Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes