Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

CIVIDADE DE TERROSO - PÓVOA DE VARZIM


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Terroso é uma Freguesia Portuguesa, pertencente ao Concelho de Póvoa do Varzim, Distrito do Porto.
Localizado a poucos quilómetros do centro da Póvoa do Varzim, a Cividade de Terroso situa-se no ponto mais alto de Terroso, onde o turista pode dali contemplar todo um horizonte sobre a cidade da Pòvoa do Varzim. O acesso não é muito facilitado, já que emborca numa estrada sem saída, e o estacionamento só dá para cerca de 6 automóveis, ou 3 autocaravanas. 


A Cividade de Terroso é uma das mais importantes estações arqueológicas da Cultura Castreja do Noroeste Peninsular. Ocupada desde o séc. IX a.C. até ao séc. III - IV d.C. é um local de fundamental interesse para o estudo do povoamento desta região. O seu estatuto de protecção é o de Imóvel de Interesse Público, pelo D.L. 44.075 de 5/12/61.



              CIVIDADE:
Rocha Peixoto realizou os primeiros trabalhos arqueológicos na Cividade em 1906 - 1907 e os vestígios encontrados revelaram a importância histórica do local que, depois da sua morte, ficou entregue ao abandono e somente em 1980 foram retomadas as escavações em Terroso. O reinício dos trabalhos foi levado a cabo pelo Prof. Dr. Armando Coelho F. da Silva e continuados pelo Dr. José Manuel Flores Gomes, do Gabinete Municipal de Arqueologia da Póvoa de Varzim.



Após anos de trabalho é possível definir o horizonte da ocupação e povoamento da Cividade permitindo alguma compreensão sobre as suas origens e abandono. O início da ocupação ter-se-á dado nos finais da Idade do Bronze e prolongou-se até à Romanização, estando bem patentes nas estruturas postas a descoberto e no espólio obtido na Cividade, todas as fases desta longa presença.



Estes trabalhos arqueológicos e os de conservação e de limpeza da estação são apoiados anualmente pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Os resultados destas pesquisas encontram-se expostos no Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

O Núcleo interpretativo da Cividade de Terroso foi inaugurado no dia 28 de Junho de 2004.


O edifício de apoio dispõe de uma recepção, um pequeno auditório /sala de projecções e área de trabalho.


Para se realizarem visitas ao pólo da Cividade de Terroso, as pessoas deverão contactar o Museu Municipal, através do telefone 252 090 002.
Fonte: www.cm-pvarzim.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes