Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MUSEU DO OURO - TRAVASSOS - PÓVOA LANHOSO

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Freguesia de Travassos, pertence ao Concelho de Póvoa do Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal. É conhecida essencialmente pelo seu Museu do Ouro. No mesmo complexo funciona simultaneamente uma casa destinada a turismo rural. Este museu do ouro, destina-se sobretudo a explicar o trabalho e as técnicas da filigrana e do trabalho minucioso do ouro. Destaca-se também uma exposição de diversos artefactos em ouro. Visitamos ainda a igreja matriz de Travassos, por estarmos na semana Santa, e porque o nosso roteiro a ela dedicada assim o permitia, já que as igrejas estavam todas abertas e decoradas para a celebração da Páscoa.

             HISTÓRIA:
O Museu do Ouro, foi criado em 2001 na freguesia de Travassos, Póvoa de Lanhoso (considerada a capital da filigrana), é um espaço de visualização dedicado à valorização e dignificação do trabalho artesanal do ouro. Nesta freguesia de Travassos conservam-se ainda em funcionamento diversas oficinas artesanais. Para além de um importante espólio documental (resultando do trabalho e pesquisa do ourives Francisco de Carvalho e Sousa), o museu promove diversas actividades alusivas a esta arte.

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes