Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

IGREJA MOSTEIRO DE FONTARCADA - PÓVOA LANHOSO

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Freguesia de Fontarcada, Fica situada no Concelho da Póvoa do Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal. O seu maior tesouro, o Mosteiro de Fontarcada, templo Românico e Monumento Nacional de elevada riqueza iconográfica do século XI.
Salientamos ainda a importância deste Mosteiro que foi o palco de uma revolta popular muito conhecida, a revolta da Maria da Fonte, ocorrida em 1846. Mais um grande Monumento a acrescentar aos vários monumentos do Românico que o portal tem vindo a divulgar nos últimos tempos.



      HISTÓRIA:
Igreja Românica de Fontarcada
Lugar: Mosteiro
Freguesia: Fontarcada
Cronologia: Século XIII
Tipologia: Arquitectura Religiosa / Igreja
Descrição:
Templo românico do séc. XIII, constitui uma admirável unidade arquitectónica decorativa e simbólica, das austeras tradições beneditinas, representadas pelo ramo de Cister aos explendores de Cluny.
Perfeito exemplar do românico tardio do Minho, tanto no seu interior como exterior, destaca-se a sua riqueza iconográfica, com realce para os símbolos que indicam a presença de Deus.
Segundo José Carlos Leite, o Mosteiro de Fontarcada situa-se num lugar em pleno meio rural, paisagísticamente belo, de modo a oferecer o isolamento propício à contemplação.
As particularidades que a caracterizam são: a nave proporcionalmente mais alta do que o normal e uma ampla e alta capela-mor com uma espacialidade nova e razoável luminosidade, um portal axial com colunas finas, prismáticas e redondas assentes sobre alta sapata corrida e o tipo de representação do Agnus Dei no tímpano. A capela-mor é um excelente exemplo da força e riqueza do românico.
Em 1910 o Mosteiro de Fontarcada é classificado como monumento nacional. Grau: MN Monumento NacionalDecreto: 16-06-1910, DG 136 de 23-06-1910

Freguesia de Fontarcada dista 2 km da sede do concelho, Póvoa de Lanhoso, tem cerca de 1900 habitantes e é formada pelos lugares de Arrifana, Costa, Cruzeiro, Devesa, Mosteiro, Padim, Paredes, Ponte, Santa Luzia, Simães, Valbom e Várzeas. Nesta Freguesia destaca-se um Monumento Nacional - Mosteiro de Fontarcada, templo Românico de elevada riqueza iconográfica do século XI.
É de ressaltar que este mesmo Mosteiro foi o palco de uma revolta popular muito conhecida, a revolta da Maria da Fonte, ocorrida em 1846.
De elevada riqueza religiosa, esta Freguesia conta também com a existência de várias capelas tais como: capela em honra de S. João (Valbom), capela em honra de Santa Luzia (Santa Luzia), capela em honra de Santo António (Arrifana) e capela em honra de S. Francisco (Simães), onde anualmente são celebradas as festas respeitantes ao Santos referidos.
A actividade nesta Freguesia é constante como podemos constatar pelos vários movimentos existentes como: Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Fontarcada, Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Juventude de Simães, o Rancho Folclórico Maria da Fonte, o Corpo Nacional de Escutas (Agr. 726), A Associação de Guias de Portugal, o Grupo Fonte Jovem e a Fraternidade Nuno Álvares Pereira.
Existe também a Casa de Trabalho de Fontarcada, que é uma instituição de Solidariedade Social, afamada pelas suas tapeçarias, bordados em linho, feitos de forma artesanal por deficientes.
Fonte: www.mun-planhoso.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes