Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

IGREJA MATRIZ DE VILAR-CHÃO - VIEIRA DO MINHO



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Vilar Chão é uma Freguesia Portuguesa, pertencente ao Concelho de Vieira do Minho, Distrito de Braga. Tradicionalmente rural, Vilar Chão apresenta-se com uma igreja Matriz renovada, com a peculiar torre sineira que fica num morro separada da igreja. Aliás, merece-nos um reparo salutar, esta observação dos restauros, já que em todas as igrejas antigas que visitamos todas elas apresentavam restauros importantes, e que muito nos impressionou, já que sempre referenciamos a importância de conservar-mos aquilo que de mais valioso temos, que é o Património religioso. Quer se goste ou não, é o nosso maior tesouro turístico.


               HISTÓRIA:
Situada na margem direita do rio Ave, na vertente ocidental da serra da Cabreira, dista cerca de 8 km da sede do concelho.
O topónimo está documentado desde 1059 e nas Inquirições de 1220 surge como paróquia. Foi abadia da apresentação da mitra bracarense. Nesta freguesia, o campanário está a certa distância da igreja paroquial e assenta numa penedia sobranceira ao caminho.
A ponte da Pértega, sobre um afluente do Ave, é uma ponte medieval de um só arco. O Penedo da Pinga tem como particularidade o facto de estar suspenso e dele pingar água continuamente. Compreende os lugares de Abelheira, Ameã, Balteiro, Carreira, Igreja, Lage, Penela, Pereira, Portela e Veigas.

Fonte: http://www.cm-vminho.pt/

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes