Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ALDEIA DE CABROELO - CAPELA - PENAFIEL


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


Cabroelo pertence à Freguesia de Capela, Concelho de Penafiel, Distrito do Porto, Portugal. Cabroelo é uma Aldeia de Montanha, chega-se por caminhos estreitos e sinuosos, existem 2 entradas 1 a norte que atravessa a aldeia, e outra a sul que dá ao parque da capela, e este é a melhor opção de estacionamento. Esta aldeia, possui também ela, um conjunto molinológico movido a água, e diversas estruturas imóveis bastante antigas.




                HISTÓRIA:
Cabroelo situa-se na freguesia da Capela, inserindo-se no meio natural e paisagístico da serra da Boneca e do vale do rio Mau. A aldeia beneficia da óptima localização geográfica, encontra-se próxima da cidade do Porto e dotada de fáceis acessos, a partir da estrada marginal do Douro.
Na aldeia, as construções são na sua maioria em granito, as eiras em xisto e os pequenos espigueiros em madeira.
No alto da aldeia, encontra-se a Capela de S. Mateus, templo do povo, construídos em 1872, constituído por um curioso altar em talha barroca.


Logo abaixo, vários caminhos conduzem os visitantes ao casario popular.

A população de Cabroelo dedica-se fundamentalmente à agricultura e toda a paisagem envolvente pode ser apreciada ao longo do caminho pedestre que liga o Museu da Broa ao Parque de Lazer da Capela.

Fonte: www.cm-penafiel.pt




Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes