Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

CARTAGENA - ESPANHA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Cartagena pertence a uma Região de Excelencia, e por isso, obrigatório visitar. No verão as praias mediterranicas de La Manga são excelentes, bem como a imensa História, espalhada um pouco por toda a Região desde Múrcia,até ao epicentro da própria Cidade de Cartagena, que aos poucos vai sendo desenterrada, para dar a conhecer ao mundo, uma renovada cidade de caraterísticas Romana. Do alto do Castelo, pode-se ficar com a ideia do imenso espólio da Era Romana, que vai emergindo todos os dias a cada descoberta. A não perder.


               HISTÓRIA:
Dos Cartagineses aos Romanos, dos Romanos aos Árabes, depois os Cristãos, e assim até aos nossos dias. As raízes conhecidas de Cartagena e Múrcia remontam a três séculos antes de Cristo, quando esta cidade se chamava Quart Hadast. Foi sob o domínio romano que esta cidade viveu os seus maiores momentos de esplendor, chegando a ser uma colónia romana denominada Urbs Iulia Nova Cartago, tendo baseado a sua economia na indústria mineira e no mar, no seu porto, cujas instalações são, actualmente, mais de 2000 anos depois, umas das mais importantes de Espanha. 

O fim do Império Romano nesta cidade trouxe consigo o fim da prosperidade da época. As passagens dos Vândalos, dos Visigodos e dos Bizantinos não deixaram grandes vestígios, mas sim grandes lutas, batalhas e guerras, entre os que edificaram e os que afundaram a cidade, até que, decorria o ano 734, caiu sob o poder dos Muçulmanos, que iniciaram a sua recuperação como cidade. 

Em 1245, o Príncipe Alfonso - posteriormente Alfonso X, El Sabio - conquistou a cidade, que recuperou a sua condição de sede episcopal, mas sem mudar o rumo decadente da cidade. Cartagena recuperou a sua antiga importância no século XVIII, quando a cidade começa a crescer economicamente, graças à intensa actividade mercantil que aqui é produzida, multiplicando a sua população, que superava já os 50000 habitantes. A extracção mineira activou a indústria e o comércio, e Cartagena começou um período de crescimento, que nos levou até aquilo que é nos nossos dias.

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes