Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ALDEIA PRESERVADA DE QUINTANDONA - LAGARES - PENAFIEL

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Aldeia preservada de Quintandona fica situada na Freguesia de Lagares, concelho de Penafiel, Distrito do Porto, Portugal. Quintandona é um núcleo Rural de grande qualidade, está muito bem preservada devido às grandes obras de requalificação das casas e das ruas, com muros a serem recolocados para passagem de viaturas que na origem não possibilitava essa mesma passagem Todos os materiais novos usados estão enquadrados com a originalidade da aldeia, bem como novas construções de acordo com a traça original que tem como principal elemento de construção o xisto, o granito, e a lousa.


Existe apenas um mamarracho em cimento e tinta branca no meio da aldeia, fruto da anarquia que em algum momento da nossa vida politica se permitia tudo e mais alguma coisa. Deveria haver uma lei rural que obrigasse a quem tem casas descaracterizadas nestas aldeias históricas, fosse obrigada "com subsidio ou outra benesse" a colocar o exterior com materiais característicos e originais dessa mesma aldeia. É só a minha opinião, que de certeza não é a de quem tem estes mamarrachos implantados nestes núcleos de aldeias rurais históricas de Portugal. Enfim vale o que vale.


Em Setembro de 2013 o Grupo AuToCaRaVaNiStA vai realizar aqui em plena Aldeia de Quintandona um encontro de autocaravanas para festejar conjuntamente com a festa do Caldo (ver eventos na página do Grupo AuToCaRaVaNiStA). A seu tempo iremos divulgar este encontro, que por motivos de logística terá que ser por meio de inscrição (gratuito) já que apenas teremos vagas para estacionamento em terreno privado e fechado, até um limite de 30 autocaravanas sob reserva, (ainda por confirmar) dando-se preferência em primeira linha aos membros do Grupo AuToCaRaVaNiStA. O acesso à aldeia faz-se por caminhos estreitos, e por esse motivo não existem no local lugares para estacionar, e muito dificilmente 2 autocaravanas darão a volta de retrocesso, já que não tem saida.



                HISTÓRIA:
Localizada na freguesia de Lagares, Quintandona configura uma aldeia típica preservada, de beleza e arquitectura singulares. O aglomerado de construções em pedra de lousa e xisto, o solo com a mesma configuração e a vasta paisagem agrícola e florestal que a envolve, constituem factores diferenciadores de grande atractividade turística.
Na aldeia, existe ainda uma capela com mais de 200 anos e uma associação - Os ComoDEantes - que aprofundou aqui as suas raízes, dinamizando um conjunto de actividades, com destaque para o teatro.

A gastronomia da aldeia é muito variada: são de apreciar o presunto e os enchidos de porco, o cabrito assado e o arroz de forno, para além das sobremesas - o pão podre, as tortas de Penafiel, o leite-creme, os bolinhos de amor, as tortas de S. Martinho. 
Todos os anos, no mês de Setembro, realiza-se a Festa do Caldo - festa típica de Quintandona - ocasião para servir caldos tradicionais da aldeia e recriar, em pleno século XXI, um espaço e um tempo próprios das décadas de 1950 e 1960, altura em que o caldo era a base da alimentação da população rural portuguesa. De destacar, ainda, o caminho que vai desde a aldeia até ao Monte da Pegadinha - um miradouro natural de toda a zona.

Fonte: www.cm-penafiel.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes