Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

GRUTAS DE BÉTHARRAM - PIRENÉUS - FRANÇA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
As Grutas de Betharram ficam situadas na zona dos Pirenéus Franceses em Saint-Pé-de-Bigorne, muito próximas de Lourdes a cerca de 15 Km e a cerca de 25 Km de Pau. Estas grutas são conhecidas como  "viagem ao centro da terra". Descobertas em 1810, só foram abertas ao público em 1903, depois de grandes obras executadas às ordens de Léon Rossi. O acesso à entrada da gruta é feita por autocarro serra acima, a saída é feita por trem. Para quem lá for, escolham o guia "Jean François" não se vão arrepender, o homem é um "special one" da gargalhada.

BARCA DE ACESSO À OUTRA FASE:

A Visita às grutas de Bétharram, são feitas numa primeira fase a pé, através de várias etapas de visita às inúmeras salas e galerias naturais, numa segunda fase percorre-se um canal de barco (Dragão) que levará sensivelmente 50 pessoas, e numa terceira fase, e última, faz-se uma viagem de trem até à saída.

SAÍDA DAS GRUTAS EM TREM:

Uma viagem ao centro da terra, com temperatura constante de cerca de 15º, e duração de 1h30m, com explicações ao longo de toda a visita e com tradução em Português, (que é uma raridade). Os preços não são muito convidativos, mas é pela oportunidade, 13€ cada adulto, e cerca de 8€ cada criança.

Estão encerradas de 11 Novembro a meados de Março por motivos que são óbvios, já que as grutas estão situadas nos Pirenéus, e como é natural a neve é o motivo.



PORTAL AuToCaRaVaNiStA:
www.autocaravanista.pt.vu - www.grupoautocaravanista.webs.com
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes