Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MOSTEIRO DE TIBÃES - BRAGA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

O Mosteiro de Tibães sofreu recentemente obras de recuperação interior e também nos acessos, mas há ainda muito por fazer no exterior do Mosteiro, que apresenta alguma degradação do efeito temporal, normal já que esta é uma obra da qual nem se sabe ao certo a data da sua fundação. A entrada custa (creio eu) cerca de 4€ Adultos, Crianças e Reformados 2€. A entrada no espaço de exposições é gratuíta, nesta altura a exposição era dedicada a Escritores Durienses.
              HISTÓRIA:

A fundação da Igreja e Mosteiro de Tibães, é anterior à nacionalidade, sofreu dura e implacavelmente as vicissitudes do tempo e dos homens. Nos finais do século XI, foi fundado o mosteiro românico, que recebeu em 1110, Carta de Couto, doada pelo conde D. Henrique.

Em 1567 tornou-se Casa-mãe da Congregação de São Bento de Portugal e do Brasil. Comprado pelo Estado Português em 1986, vazio e em avançado estado de degradação, inicia-se então a sua recuperação e dinamização cultural.

PORTAL AuToCaRaVaNiStA:
www.autocaravanista.pt.vu- www.autocaravanista.blogs.sapo.pt- www.grupoautocaravanista.webs.com
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes