Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

FEIRA DAS COLHEITAS DE AROUCA - AROUCA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Arouca é um Concelho Português, pertencente ao Distrito de Aveiro.
A Feira das Colheitas de Arouca é por excelência uma das feiras que melhor apresenta os seus produtos agrícolas, e pecuário, como manda a tradição. Basta uma pequena incursão pelas diversas aldeias do concelho de Arouca, para concluir isto mesmo, agricultura biológica e tradicional em terrenos férteis de montanha, onde abunda a água, e propicia um clima tipo estufa, por estar entre as serras da Freita, da Gralheira e São Macário. A doçaria Conventual também não lhe fica atrás, já que é rica em diversidade e qualidade. Tem certificação própria das receitas do Mosteiro, que pertencia à ordem de Cister. Toda esta oferta esteve patente nesta feira das Colheitas, em que o vinho doce é Rei. Relativamente ao aparcamento de autocaravanas durante este evento, não existe, já que todo o perímetro do Parque está ocupado pela Feira, assim sendo, não há movimento autocaravanista nas zonas habituais de estacionamento durante este período, nem se aconselha. A melhor alternativa será perto dos Bombeiros, ou no parque do Terminal dos Autocarros de Passageiros, ali próximo.


Breve Apontamento da Feira:

Arouca veste o seu traje domingueiro, e sai à rua para comemorar o tempo da colheita. Depois de amanhar a terra, semear e cuidar a planta, é tempo de colher. A festa faz-se à mesa, com as iguarias da raça arouquesa, com a doçaria tradicional, com a gastronomia que evoca a ruralidade que nos identifica. Mas faz-se também na rua, com concertos, etnografia, exposições, feiras, folclore e uma enorme dose de boa disposição de todos os arouquenses, que recebem os visitantes de braços abertos. De 22 a 25 de Setembro, visite Arouca, por ocasião da 67.ª edição da Feira das Colheitas.



Feira das Colheitas 2011 | MENSAGEM DO PRESIDENTE:
A Feira das Colheitas surgiu há 67 anos, precisamente no contexto de uma das maiores crises da história, durante a II Guerra Mundial. Arouca soube, nessa altura, fazer da contrariedade uma oportunidade, e reverter esse cenário, passando da escassez alimentar e da decadência da sua cultura tradicional, aos campos verdejantes e frutíferos e ao ressuscitar dos usos e costumes das suas gentes. Hoje, voltamos a sentir essa ameaça da crise, mas é em alturas como esta que nos apercebemos de que, de facto, podemos e devemos reverter essa situação. Hoje, como nessa altura, devemos estar à altura deste desafio, e ressuscitar esse espírito empreendedor. É esse espírito, que, de resto, nos caracteriza, que está presente na vitalidade da nossa indústria, no nosso comércio e na potencialização do nosso turismo. É esse espírito que faz com que o «Arouca Geopark» continue a ser uma referência nas redes europeia e global da UNESCO. É esse espírito que não nos deixa desistir de, preservando e divulgando a nossa memória, as nossas tradições, os nossos usos, projectarmos no futuro uma Arouca melhor. A festa sai à rua, e a vila veste o seu melhor fato para receber quem a visita. Um traje de gala, com um programa rico, graças ao inestimável contributo dos nossos patrocinadores. Mas também, e sobretudo, graças ao enorme esforço e dedicação dos funcionários desta casa. A eles, o nosso profundo agradecimento. A Feira das Colheitas só é possível, porque, anos após ano, as nossas portas se abrem a mais visitantes. Recebemos todos de braços abertos, e convidamo-los a apreciar fabulosa carne arouquesa, a deliciar-se com a nossa doçaria, a apreciar os nossos produtos do campo, desfrute da nossa oferta turística. Saboreie Arouca. Queremos, portanto, que volte sempre a Arouca. A si em especial, damos as boas vindas, de braços bem abertos. José Artur Neves | Presidente da Câmara Municipal de Arouca
Fonte: www.cm-arouca.pt

EM AROUCA:
Os autocaravanistas tem a vantagem de poderem fazer as suas visitas ao vasto e valioso território, e no final da tarde recolherem ao centro da Vila de Arouca, mais propriamente no parque da feira, onde existe a Área de Serviço para Autocaravanas, uma parceria do nosso Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, e a Câmara Municipal de Arouca. Inaugurada em 2014:
"Veja aqui a inauguração"
Veja as coordenadas GPS em cima, ou na sua globalidade, na nossa Base de Dados aqui neste Portal na barra lateral. Não esqueça também de ler e imprimir para oferecer aos amigos, as nossas Regras de Ouro. O Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, deseja-lhe uma boa estadia em Arouca, e ótimos passeios.

Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes