Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

AGUDA - ARCOZELO - V. N. DE GAIA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Granja é uma praia no litoral Norte, da Freguesia de Arcozelo, do Concelho de V. N. de Gaia, Distrito do Porto, Portugal.
A Praia da Aguda é tipicamente piscatória, com uma imensidão de areal e praia a perder de vista, onde se pode comer um bom peixe nos restaurantes de frente de praia, que se misturam com as habitações dos próprios pescadores residentes.Existe pouco estacionamento nas imediações, em contrapartida existem as ciclovias que podem ser uma hipótese válida de acesso.



   Apontamentos sobre o local:
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, realizou um projecto inédito para o Norte do país, a Estação Litoral da Aguda "ELA". A ELA tem como objectivos principais proporcionar um equipamento de interesse cultural, científico e turístico, aumentar a sensibilização do público para os problemas do litoral, proporcionar às instituições de ensino um contacto directo com o mar, investigar os processos ecológicos do litoral e apoiar a pesca local. Aquário O Aquário Público da Estação Litoral da Aguda é dedicado à fauna e flora marinhas locais, mostrando os peixes e os invertebrados mais importantes para a pesca «artesanal».
 

Museu das Pescas A exposição do Museu das Pescas da Estação Litoral da Aguda dá principal relevo aos apetrechos e ás artes tradicionais da pesca "artesanal", usados ao longo do tempo e transmitidos de geração em geração, às memórias da faina e do quotidiano do seu povo, destacando-se a frota em miniatura da praia da Aguda do fim dos anos 80. Departamento de educação e investigação.



No âmbito do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto sobre a Estação Litoral da Aguda «ELA», celebrado em 1997, são leccionadas as aulas teóricas e práticas das cadeiras de Ecologia Aquática (3º ano) e Tecnologia das Pescas (4º ano) do curso de Ciências do Meio Aquático. Existe ainde uma forte componente de acções pedagógicas que têm como destino Escolas do ensino básico, Escolas secundárias, Clubes do Mar, Associações e Grupos de cidadãos.



As acções pedagógicas a realizar na praia da Aguda têm como objectivos promover o conhecimento da fauna e flora do substrato rochoso e arenoso da zona entre marés, da praia e das dunas, familiarizar as populações escolares com algumas técnicas de trabalho de campo no âmbito da ecologia marinha (avaliação de factores abióticos e bióticos) e sensibilizar a opinião pública, principalmente as faixas etárias mais jovens, para os problemas do litoral e da pesca "artesanal".

Fonte: www.cm-gaia.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes