Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

VILA NOVA DE TAZEM - GOUVEIA











Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Vila Nova de Tazem, é uma Freguesia Portuguesa, pertencente ao Concelho de Gouveia, Distrito da Guarda. Para além da sua Igreja, e parque adjacente, existe no perímetro algumas capelas, e diverso património, ao qual o site da autarquia dá a devida referência. Fazemos aqui referencia ao museu do rádio em exposição, para visita, no salão dos Bombeiros Voluntários de V. N. de Tazem.
O portal AuToCaRaVaNiStA recomenda a sua visita, não só pelo grande espólio de rádios, mas também para ajudar a Corporação.




               HISTÓRIA:
Vila Nova de Tazem tem cerca de 2100 habitantes e a sua padroeira é a Nossa Senhora da Assunção. Comemoram-se, ainda, o Santo António, o São João, o São Pedro e a Senhora Santa Bárbara. Entre o património edificado devem referir-se a igreja Matriz, as capelas dos santos referidos antes, a estátua do Emigrante, o monumento ao Dr. Joaquim Borges, o museu Paroquial. Oferece, também, inúmeros locais de interesse turístico como o penedo oscilante, a casa dos Mouros, os cadeirões romanos, as antas do Safaíl e do Freixial ou as fragas da Maria do Bento.

Há inúmeros edifícios com detalhes, como os beirais de madeira e os balcões em granito, que não dispensam que se percorram a pé as ruas da vila, numa demorada visita. Teve foral de D. Manuel, enquanto incluída no concelho de Casal. Esteve ligada a importantes momentos do nosso passado comum, e muitos vilanovenses participaram em ocasiões determinantes da História de Portugal. Há uma diversidade de instituições e colectividades com funções de solidariedade, humanitárias, culturais, desportivas, cívicas e de laser, que são um reflexo da dinâmica da vida social e económica desta dinâmica freguesia de Vila Nova de Tazem.
Fonte: www.cm-gouveia.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes