Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

PARQUE DA CABREIA - SILVA ESCURA - SEVER DO VOUGA




Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A cascata da Cabreia fica situada na Freguesia de Silva escura, Concelho de Sever do Vouga, Distrito de Aveiro, Portugal.
Embrenhados mata adentro, iniciamos o seu percurso pelo lindíssimo Parque da Cabreia. Percorrendo os PR's na sua totalidade, percueso em circulo, passamos pelas Minas da Malhada, e Minas do Braçal mais adiante, a unica coisa que se vê são as suas ruínas com as respectivas fundições.
De salientar que apesar de estar tudo em ruínas, dá para ver de qualquer forma, e ter uma vaga ideia, do enorme esforço que terão despendido as pessoas que trabalharam nesses locais, obrigados por questões de sobrevivência, a um trabalho bastante forçado. Percurso pedestre total em circuíto (+-) 12 a 15 Kms, dificuldade média.

Breves notas sobre o local:
Situada na freguesia de Silva Escura, onde abundam imensos cursos hídricos. A irregularidade do terreno, conjugado com enormes torrentes de água e com uma rica flora local, produziram espaços bucólicos, nos quais a poesia da natureza foi complementada pela vontade humana. Símbolo máximo do capricho da Natureza, surge a Cascata da Cabreia, onde as águas do Rio Mau ganham velocidade e força antes de se despenharem por uma rochosa encosta.

Indubitavelmente bela e relaxante, a Cascata da Cabreia consegue oferecer ao seu visitante de tudo um pouco: a frescura provocada pela queda de água na bacia fluvial, a vegetação densa e ordenada pela intervenção a que foi sujeita através de um projecto de recuperação, os recantos convidativos a sentimentos mais românticos, as mesas e bancos de apoio vindos ao encontro de quem quer associar ao descanso e gosto gastronómico.

Fonte: cm-severdovouga.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes