Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MINAS DO BRAÇAL - SILVA ESCURA - SEVER DO VOUGA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
As Minas do Braçal estão situadas na Freguesia de Silva Escura, Concelho de Sever do Vouga, Distrito de Aveiro, Portugal. Constitui o circuito mais longo dos PR's da Cabreia, como já tinha frisado são cerca de 6 a 7 kms até alí com o retorno e mais algumas curvas, a fazerem os cerca de 12 a 14 kms ida e volta. Um percurso para se fazer a pé ou bicicleta, muito agradável sobretudo na Primavera Verão.
As Minas do Braçal, tal qual as Minas da Malhada, estão totalmente em ruínas e convém ter algum cuidado na observação dos edifícios, já que existem zonas da mina que convém não abusar na audácia aventureira de querer imitar o Indiana Jones.

De salientar que estas minas e respectivas fundições já estão desativadas desde o início dos anos 60, a data mais precisa penso que seja 1959. O minerio explorado era fundamentalmente o chumbo e metais pesados, dos quais ainda se podem observar os enormes montes de escória de minerio extraído e exposto ao ar livre.

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes