Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

IGREJA ROMÂNICA DE GONDAR - AMARANTE











Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Igreja Românica de Gondar pertence ao Município de Amarante. Esteve bastante degradado até há alguns anos atrás, estando actualmente restaurado e aberto ao público.Pertenceu ao mosteiro beneditino,das irmãs Bentas fundado por volta do século XII em honra de Santa Maria. No século XIV torna-se igreja paroquial estando classificado como monumento Nacional. Alí bem perto existem outros pontos de interesse, como o trilho da Aldeia (PR's),conhecida como a Rota do Marancinho, o Pelourinho e o Lagar Mouro, bem como a praia fluvial de Larim em Gondar.

             HISTÓRIA:
A Igreja Velha de Gondar ou também conhecida como Mosteiro de Gondar é de facto o que resta de um mosteiro beneditino, fundado por volta do século XII em honra de Santa Maria. No século XIV torna-se igreja paroquial. Chega ao século XX em estado de degradação sendo alvo de uma intervenção de conservação. D. Mendo de Gundar, nascido nas Astúrias, Oviedo e falecido em Telões, Portugal, era Cavaleiro e rico homem. Veio com o Conde Henrique de Borgonha, conde de Portucale para Portugal, no serviço de D. Teresa. Foi senhor de Gondar e de São Salvador de Lafões, alcaide-mor de Celorico de Basto e fundador do Mosteiro de Gondar. Morou no concelho de Guestaço, tendo sido sepultado em Telões.
Fonte: Wikipédia

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes