Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

BARRÔ - RESENDE - VISEU




Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Igreja Matriz de Barrô fica à face da estrada de Entre os Rios. Barrô é uma Freguesia Portuguesa, pertencente ao Município de Resende, Distrito de Viseu. O turista, e sobretudo o viajante, desfruta de paisagens deslumbrantes ao longo do percurso. Existe ali próximo em Carquére, o Convento de Carquére, que merece também uma visita, pena que já não havia tempo, fica para uma próxima oportunidade. essa oportunidade entretanto já surgiu e pode ver aqui no Portefólio do Portal com a etiqueta referente ao Município de Resende.




             HISTÓRIA:
Santa Maria de Barrô Quem se dirige para Lamego, antes de deixar terras de Resende, passa a meio ou ao cimo da freguesia de Barrô e goza de uma paisagem tão ampla e tão bela como poucas haverá no mundo. Debruçada sobre o Douro, a freguesia desce apressada das alturas da serra de Mesquitela, a 734 metros de altitude, em direcção ao rio grandioso e sonolento, estrangulado lá no fundo pelos rochedos da curva dos Piares, onde antigamente a galeira da Raiva e a Pedra dos Olhos metiam medo a muita gente. A terra é coberta de vinhedos, oliveiras e fruteiras, o que lhe dá um aspecto de muita verdura, contrastante com a terra nua da serrania e os penhascos surrealistas das encostas.


       O Nome da Freguesia:


Barrô, tal como Bairro e Bairral vem do diminutivo latino "barriolum" que significa lugar pequeno, bairrinho. Pinho Leal é de opinião que teria havido primitivamente, no lugar, uma habitação rústica fabricada com argila, a que se chamaria "barro", seguindo-se mais tarde a generalização à aldeia e a toda a freguesia. Não parece que tenha fundamento a opinião de Pinho Leal. Nos documentos mais antigos, nomeadamente no texto das Inquirições de 1258, aparece com a forma "Barriolum" e "Barriolo".





O nome Santa Maria tem a ver com a titular da igreja.
in "Resende e a sua História” - Volume 2: As Freguesias, da autoria de Joaquim Correia Duarte.

Fonte: www.cm.resende.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes