Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

Nª. SENHORA DO VISO - CUSTOIAS - NUMÃO - V.N. FOZ CÔA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Situada em Custoias, Freguesia de Numão, Concelho de V.N. Foz Côa, Distrito da Guarda, Portugal.
A capela dedicada a Nª Srª do Viso em Numão é secular e encontra-se situada no monte do Viso, onde se oferece uma alargada vista panorâmica sobre a região. Devido à sua elevada altitude, 813 metros, é possível vislumbrar uma grande área circundante, onde se inclui o Douro vinhateiro e a capela de S. Salvador do Mundo (S. João da Pesqueira). Para Este vê-se o Castelo de Numão, o miradouro de S. Martinho de Seixas, a localidade alvinitente da Lousa (Moncorvo) e, em toda a volta, a paisagem vitivinícola ai existente.

Adenda sobre o Miradouro de Nossa Senhora do Viso:


Capela de Nossa Senhora do Viso. Serve de miradouro à freguesia. Aqui realiza-se, todos os anos em Agosto, a principal festa da Freguesia.
Festa em Honra de Nossa Senhora do Viso:
Principal festa anual, que se realiza no segundo fim-de-semana de Agosto. Esta festa tem duração de três dias.
No Sábado a Comissão de Festas acompanhada por uma Banda Filarmónica percorre as ruas da Freguesia com o objectivo de recolher as oferendas que mais tarde irão ser arrematadas. Nessa noite fazem-se as honras a um belo arraial.

No Domingo, pelas 7-8 horas, os festejos são iniciados com a alvorada. Por volta das 12 horas celebra-se a Santa Missa com sermão no santuário, seguida de procissão.

Na Segunda-feira, logo cedo, alvorada; por volta das 10 horas Missa na Igreja de S. João Baptista seguida de procissão com os andores de todos os Santos, que percorre as ruas da Freguesia. De tarde, actuação de alguns ranchos e à noite, como acontece em todos os dias da festa, grandioso baile que se prolonga até de madrugada.

Fonte: www.cm-fozcoa.pt - www.patrimonio-turismo.com/

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes