Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

CASAL DO REI - VIDE - SEIA - GUARDA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


Casal do Rei é um dos muitos lugares que compôem a Freguesia de Vide, do Concelho de Seia, Serra da Estrela, Distrito da Guarda, Portugal. A proximidade da água, neste caso a Ribeira de Alvoco, era um princípio básico de aproximação das pessoas, e a criarem raízes nessas proximidades. Casal do Rei é puramente rural, e os seus habitantes genuínos, sobrevivem com aquilo que a terra lhes oferece através do arduo trabalho rural.




        Aldeias de Montanha:

A Câmara de Seia editou um roteiro turístico das Aldeias de Montanha em redor do maciço central da Serra da Estrela.
A brochura turística refere sucintamente as potencialidades naturais das povoações situadas em plena Serra da Estrela, como é o caso das freguesias de Alvoco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide.
Tendo em conta a localização privilegiada destas freguesias, que se encontram alojadas em vales cavados por rios e ribeiras, que têm as suas nascentes no alto da serra, estas “aldeias” são, sem dúvida, palco para um encontro privilegiado com as maravilhas naturais, e com as populações, que mantêm ainda hoje as tradições de sempre.


O objectivo deste projecto é preservar e requalificar o património e ligar as várias aldeias em rede, elaborando roteiros integrados cujo objectivo fundamental passa pelo desenvolvimento dessas mesmas zonas através do turismo, até porque a Serra da Estrela aparece como um palco privilegiado para a demonstração de um novo conceito de turismo: o turismo da natureza.





Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes