Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

ESMORIZ - OVAR - AVEIRO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


Esmoriz é uma freguesia Portuguesa, pertencente ao Concelho de Ovar, Distrito de Aveiro. Há já muito tempo que os esmorizenses reivindicam a Ovar, a independência como Sede de Concelho. Praia de tradição piscatória e de gente que vive do mar, tradicionalmente muito perto do mar, aliás demasiadamente perto, já que a subida do mar que se tem revelado nos últimos anos, coloca o coração desta gente em alvoroço todos os invernos.

Praia pequena mas muito simpática, luta à muitos anos pela defesa da barrinha, outrora muito bonita e rica em flora e fauna, agora um pouco destruída, e sem o vigor de outros anos, em que na abertura sazonal das praias se enchia de barcos de recreio, uma mais valía para os concessionários da praia da Barrinha de Esmoriz. Ultimamente o mar tem ganho bastante terreno à praia, para quem conheceu esta praia à umas boas dezenas de ano, nota efectivamente a grande diferença.
Como iremos constatar através dos Slides das praias de Ovar, todas elas perderam bastante praia, e cada ano que passa cada vez mais é evidente e uma tristeza para quem habitualmente percorre estas zonas da orla costeira marítima Nortenha.
HISTÓRIA:
Cidade de praia e muito procurada na época de Verão, Esmoriz situa-se numa orla costeira de eleição, a 20 quilómetros do Porto. Faz fronteira com Espinho (a Norte) e com Santa Maria da Feira (a Oeste). A cidade dispõe de uma excelente praia, mas também de pinhal, favorecendo os seus habitantes na qualidade de vida. Os palheiros de madeira do século passado podem ser vistos na praia, num local privilegiado pela famosa Barrinha, a ligação entre o Rio Lambo e o mar.

O Parque de Campismo assume um papel preponderante na época balnear. Para fazer face a uma procura acentuada, a cidade dispõe de várias unidades hoteleiras e de uma colónia de férias. Em franco crescimento, Esmoriz ascendeu a vila no dia 29 de Março de 1955 e a cidade em 2 de Junho de 1993. Nas duas últimas décadas, sofreu um grande avanço ao nível da natalidade. A sua localização fez com que trocasse várias vezes de comarca e de concelho. Começou por ser junto à Abadia, aos Condes da Feira e posteriormente à Casa do Infantado. Em 1514, mudou para Ovar e em 1926 para Espinho, mas dois anos volvidos regressa a Ovar. A história de Esmoriz remonta à época dos Romanos. Era conhecida na altura por Hermeriz ou Ermeriz. Em 1514, surge a actual designação, no Foral da Feira. A Lagoa de Esmoriz é um dos seus ex-libris actuais e já aparecia como referência antes da fundação da Nacionalidade, como Castro de Ovil. Na cidade, o sector primário assume um papel significante, com destaque para a produção de milho, batata e produtos hortícolas. O sector secundário está bem patente na freguesia. A feira e o mercado são semanais e divulgam a actividade comercial tradicional
Fonte:Site da Junta de Freguesia de Esmoriz

Portal AuToCaRaVaNiStA:
www.autocaravanista.pt.vu - www.grupoautocaravanista.webs.com
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes