Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

VALHELHAS - GUARDA












Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Ponte Filipina

Valhelas é uma Freguesia Portuguesa, pertencente ao Municipio da Guarda, Distrito também da Guarda. Destaca-se nesta foto-reportagem, a bela praia fluvial banhada pelo rio Zêzere, bastante concorrida em alturas do verão. Fica bem junta ao parque de campismo do Rossio de Valhelhas, que fica a abarrotar nesta altura de sazonalidade. Local bastante agradável, que o Portal AuToCaRaVaNiStA recomenda a sua visita, não só à praia fluvial, mas a toda a Vila, que representa uma importante estrutura medieval.




             HISTÓRIA:

O passsado assume em Valhelhas contornos de enorme importância. O seu povoamento começou bem cedo, ainda antes da chegada dos romanos a Portugal. Os restos da fortaleza militar, classificados como sendo um castro lusitano, indicam como primeiros povoadores os homens neolíticos, uma vez que os castros lusitanos são da época neolítica.

Por conseguinte, a avaliar também por outros vestígios subsistentes (os castrejos de Barrelas, Gonçalo, Castelo Deladeiro, o monumento megalítico do Prado, a via militar romana, etc.), a fundação de Valhelhas deve ser coeva dos primeiros povoamentos serranos de centenas de anos anteriores à nossa era. Toda a toponímia confirma a antiguidade da vida humana em Valhelhas:
Castelo dos Mouros de Cima, na delimitação desta Freguesia com a de Gonçalo, remete-nos para um passado mourisco; Valhelhas, o topónimo principal, é a aplicação de um étimo latino ainda usado durante e após o período de formação da nossa língua. Nas redondezas, outros nomes apontam para um remoto povoamento: Sendão, no limite com a Freguesia de Famalicão, terá sido uma "villa" de um possessor germânico de nome Senda (ou Cendão); Sarnadas, em Verdelhos, significava a inclinação dos terrenos, sendo um adjectivo ainda abundantemente utilizado no século XI.
Fonte: www.cm-guarda.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes