Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

GONDRAMAZ ALDEIA DE XISTO - MIRANDA DO CORVO

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Aldeia de Gondramaz, está inserida na Freguesia Portuguesa de Vila Nova, pertencente ao Concelho de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra.
Esta, é a aldeia de xisto mais importante e vistosa do Concelho. Está sem dúvida muito bem preservada, tirando um ou outro pormenor, em que as casas estão cobertas com cimento, e pintadas em branco, o que destoa na paisagem, e que nós aqui habitualmente reprovamos o mau gosto.


Na minha opinião, deveriam as Câmaras resolver estes problemas com os proprietários, mesmo que fosse preciso dispensar a mão de obra para colocar o xisto à vista. Este é efectivamente um problema global nas nossas aldeias de xisto, um desconcertante tendão de Aquiles. Aldeia a visitar,e vai recomendada pelo Portal AuToCaRaVaNiStA.





            Breve História:

Gondramaz distingue-se pela tonalidade específica do xisto que nos envolve da cabeça aos pés. Até o chão que se pisa é exemplo da melhor arte de trabalhar artesanalmente a pedra. Esta é, aliás, terra de artesãos cujas mãos hábeis criam figuras carismáticas que são marca da serra e que levam consigo o nome do mestre e da aldeia além-fronteiras.



Situada na vertente ocidental da Serra da Lousã, a paisagem que envolve Gondramaz é uma obra de arte da Natureza. Há nas ruas desta Aldeia uma fina acústica que nos desperta todos os sentidos. Dentro das suas ruas a voz das pessoas torna-se mais nítida e convidativa. São pessoas que partilham a comunhão e a versatilidade de uma nova opção de vida cheia de “garra” e de sonho. Pode dormir e comer no Pátio do Xisto.

Fonte: Aldeias do xisto



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes