Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

CASTELO BOM - ALMEIDA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Castelo Bom é uma Aldeia Portuguesa pertencente ao Concelho de Almeida Distrito da Guarda.
Aldeia tipicamente Beirã, construída em granito, já algo descaracterizada pelas gentes do turismo rural, que são agora predominantemente turistas urbanos, quer Nacionais quer Estrangeiros, que habitam as casas apenas na sazonalidade das ferias ou em fins-de-semana esporádicos. É certo e sabido, que ainda existem aldeias genuínas e com todas as virtudes e características puramente rurais para admirar e apreciar neste nosso bonito Portugal. 

               HISTÓRIA:

A povoação foi conquistada aos leoneses por D. Dinis, tendo a sua posse sido ratificada pelo Tratado de Alcanizes. Ao mesmo monarca se deve a concessão do primeiro foral, em 1296, reformulado por D. Manuel I em 1510. Foi ainda D. Dinis quem mandou reparar o castelo e a cerca, reforçados no período manuelino, de que subsiste uma porta em arco quebrado e uma pequena torre em ruínas.



Na Guerra da Restauração a fortaleza era ainda importante como núcleo de defesa, tendo servido de abrigo aos governadores da Beira. No séc. XVIII ainda existiam duas peças de artilharia e numa torre com duas abóbadas estava a cadeia. Junto à fortificação encontram-se duas casas quinhentistas, de alpendrada exterior, bem como outra situada junto à igreja matriz.


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes