Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

SANTO ANTÓNIO DE MIXÕES DA SERRA - VALDREU - VILA VERDE


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Mixões da Serra fica situado na Freguesia de Valdreu, Concelho de Vila Verde, Distrito de Braga, Portugal. Este Santuário que fica encravado numa zona montanhosa da Freguesia, destaca-se pelo trabalho em granito na construção do Santuário e de toda a envolvência. Muito perto da Região de Terras de Bouro e do Gerês, toda esta Região é rica em património Religioso. Sobre as tradições e sobre a construção deste Santuário, é o que vem já seguir em História.
É já um costume popular desde o século XVII, e sempre no domingo que antecede o dia 13 de junho, que é dia de Santo António (de Mixões), os lavradores reúnem os seus animais e levam-nos até ao adro do santuário, depois da celebração da eucaristia, recebem a bênção que os irá proteger de doenças e de outras maleitas durante o ano. (Fotos: 2010 e 2013).



              HISTÓRIA:
O Santuário de Mixões da Serra é dedicado a Santo António, cuja celebração se realiza no dia 13 de Junho. Situa-se em Mixões da Serra, freguesia de Valdreu, na zona mais montanhosa do concelho de Vila Verde e nele se realiza uma das tradições mais emblemáticas da região, que é a Bênção dos animais. A origem desta tradição está relacionada com a protecção que os pastores pediram a Santo António na sequência de um período em que os rebanhos eram dizimados pelos ataques dos lobos e pela peste. Em sinal de reconhecimento, foi erguida a Capela de Santo António de Mixões da Serra, que viria a dar origem ao actual Santuário, cuja data de construção se desconhece, embora a data inscrita no cruzeiro a que estará associado, seja de 1607. As festas de Santo António decorrem no dia 13 de Junho, dia em que se realizam diversas actividades religiosas. Porém, o dia mais importante, é o Domingo imediatamente anterior.

É neste dia que o largo fronteiro do Santuário se enche de milhares de pessoas e animais para participarem na cerimónia da Bênção dos animais. Desde o nascer do dia, nas regiões adjacentes a Mixões da Serra (concelhos de Vila Verde, Ponte de Lima, Terras de Bouro, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca), encontramos grupos de pessoas e animais enfeitados, que se dirigem em romaria para cumprirem promessas ou pedir a protecção do Santo para os seus animais. Actualmente os animais que participam neste ritual não são só o gado bovino, mas também cavalos, cabras, ovelhas e até cães e gatos.

 Um dos elementos que se atribuiu a esta cerimónia especial particularidade é o facto de os animais serem benzidos um a um. De facto, o sacerdote, no final da missa campal, percorre o recinto demoradamente a benzer os animais. Para além da cerimónia da Bênção dos animais, assiste-se também ao cumprimento de promessas de que fazem parte as voltas ao Santuário, de pé ou de joelhos, com imagens de animais em cera e o retiro em oração no interior do Santuário. A par destes actos religiosos, Santo António de Mixões da Serra enche-se de tascas de comes e bebes, restaurantes improvisados, vendedores de fruta, pão e doces típicos. A animação é assegurada pelos grupos de folclore, cantares ao desafio, bandas de música e uma sessão de fogo de artifício que encerra as festividades.

Fonte: cm-vilaverde.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes