Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

SANTA QUITÉRIA - FELGUEIRAS - PORTO











Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Quitéria nasceu em Braga no ano de 120 da nossa era. Eram 8 irmãs, o destino traçado por sua mãe era o afogamento, mas quis o destino de quem foi incumbido dessa dolorosa tarefa, as ter resguardado num seio Cristão, ao cuidado do Bispo de Braga (Ovídio) que as protegeu e baptizou.Foram perseguidas pelos romanos capturadas e martirizadas todas as suas irmãs, contudo Quitéria ainda teve a hipótese de se converter ao culto dos ídolos Romanos.



Quitéria manteve-se firme na sua devoção e fé cristã, acabou decapitada a 22 de Maio de 135. Diz a tradição que no local do martírio começou a jorrar uma fonte, ainda hoje chamada "A fonte de Santa Quitéria. O Santuário fica situado no Monte de Santa Quitéria ( Miradouro) a 2 km de Felgueiras. A Igreja é pequena e remonta ao século passado; na frontaria sobressai a torre central, de três andares. No planalto ergue-se, ainda, um monumento à Imaculada Conceição; capelas de cúpula piramidal, com passos da vida de Santa Quitéria, que distribuem-se pela encosta em escadaria. LER A HISTÓRIA DE QUITÉRIA



          HISTÓRIA:


A freguesia é hoje em dia essencialmente urbana, confundindo-se com os limites da sede concelhia. Os seus primórdios históricos remetem-nos para um período anterior à Nacionalidade, quando, em 1059, era denominada Villa Margariti. A actual designação data do século XVI e o nome de Margaride terá alegadamente sido atribuído em honra de um colono cristão. Falar em Margaride em termos de história, obriga a falar do Monte de Santa Quitéria, Monte-Jardim-Varanda multifacetado de Felgueiras.



Saliente-se a existência de dois originais retábulos colaterais à Capela de Santa Quitéria, um dedicado à imagem da Santa e outro aos irmãos da Confraria. Ao seu redor existe um vasto jardim com a estátua da Virgem ao centro e várias capelas na encosta do Monte. Faz também parte do património cultural desta freguesia, a antiquíssima Capela de Santa Maria de Padroso, de construção simples e estilo românico, e como referência gastronómica o célebre pão-de-ló de Margaride. Margaride é a sede do concelho de Felgueiras, elevada à categoria de cidade em 13 de Julho de 1990. Com uma área de 5,8 Km2, Margaride conta com uma população residente de 9541 habitantes.
Fonte: www.cm-felgueiras.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
COPYRIGHT AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes