Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

MIRADOURO DO MOSQUEIRO - ORVALHO - OLEIROS - C. BRANCO

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Saídos de Oleiros, serpenteando montes e serras, ziguezagueando e devorando curvas, por entre a neve e o gelo matinal, em direcção a Pampilhosa da Serra. Orvalho fica situado no Concelho de Oleiros, onde se destaca o magnífico miradouro do Mosqueiro, com subida ingreme até ao cume, a necessitar de uma primeira para subir, e uma segunda com travão para descer. No seu cume, uma paisagem deslumbrante para apreciar de um excelente miradouro muito aprazível e bem tratado. Parque de merendas equipado com churrasqueira e mesas.

 
            Breve Resumo:

A freguesia de orvalho está situada no limite Nordeste do concelho, com uma área de 33,3 Km2. Supõe-se que na origem da sua toponímia esteja o facto de esta região ser povoada por exuberantes pinhais e a aldeia rodeada por algumas correntes de água. Este topónimo pode estar assim ligado a determinada vegetação típica deste solo, alimentada pela humidade que se forma à noite com o arrefecimento da temperatura. Esta é uma das versões populares da origem deste nome, bastante aceitável se forem tidos em conta outros topónimos portugueses tais como: Cardosa – lugar cheio de cardos; Silvosa – lugar cheio de silvas e Juncal – lugar cheio de juncos. O aglomerado espraia-se por um vale junto à ribeira do Orvalho, destacando-se o núcleo primitivo onde se enquadra a Igreja Matriz e o Largo Nossa Senhora de Fátima, onde se encontra a Torre Sineira.



O miradouro do Mosqueiro constitui um ponto bastante interessante do ponto de vista paisagístico. De realçar será também a Cascata de Água d´Alta. No que diz respeito ao património edificado, será de referir o altar – mor da Igreja Matriz. Existe nesta freguesia uma forte tradição ligada ao linho, sendo bastante afamadas as suas tecedeiras. Fazem parte desta freguesia um conjunto de lugares dos quais se assinalam: Adgiraldo, Casas da Zebreira e Foz do Giraldo. O orago desta freguesia é S. Bartolomeu.
Fonte: http://www.cm-oleiros.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes