Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

LOUSÃ - COIMBRA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Lousã é sede de Concelho, e pertence ao Distrito de Coimbra, é uma cidade Portuguesa de turismo por excelência, quer pela ruralidade nos meandros da serra com as suas aldeias do xisto, quer dentro da própria cidade, também ela carregada de história. Uma cidade cheia de encantos, para descobrir e palmilhar, a pé, em BTT, veículos todo o terreno, de mota, ou mesmo como nós de Autocaravana. A Natureza será uma constante em todo o passeio que desfrutar dentro desta fantástica localidade situada no Centro de Portugal.



              HISTÓRIA:
Falar na Lousã, em termos turísticos, equivale a referir monumentos, história, belezas paisagísticas e, designadamente, montanha, para além da sua proximidade geográfica a outros centros turísticos. De facto, a Lousã, situada no centro de Portugal, caracteriza-se por ser um concelho com bastantes motivos de interesse, quer ao nível da sua história, quer no que respeita aos espaços naturais e respectiva utilização, como sejam os desportos de aventura, cujo palco privilegiado é a Serra da Lousã, que se assume como ex libris deste concelho.

Trata-se, pois, de um concelho, cujo ex-líbris, é o turismo de montanha, e cujas potencialidades já em 1929, eram reconhecidas, tendo-lhe sido atribuída a classificação de "Estância de Repouso e Turismo".
O caso, por exemplo, do complexo natural e paisagístico, da Srª da Piedade, vale quase encantado, onde junto ao rio que ali corre, se erguem escarpas altivas, encimadas por um complexo religioso de grande beleza, a cujos pés se destacam as piscinas fluviais, cuja outra margem se encontra marcada pela existência de um morro encimado por um castelo medieval, que remonta ao século XI.



Mas se a Serra da Lousã, nos proporciona as riquezas naturais mencionadas, chegados ao vale amplo e verdejante, ergue-se uma vila pujante de desenvolvimento, e em que a harmonia entre o novo e o histórico, é característica principal. Destacam-se neste aglomerado habitacional, como aliás pontificam noutros locais do concelho, a excelência da arquitectura dos séculos XVIII e XIX, cuja manifestação por excelência, surge corporizada nos vários solares e palácio existentes na parte velha da vila.


Destaque especial merece, igualmente, o Pelourinho existente nos Paços do Concelho, zona de transição entre a parte antiga e nova do aglomerado urbano, o qual se encontra, conjuntamente com o castelo, classificado como monumento nacional.

SERRA DA LOUSÃ - CAPITAL DAS ALDEIAS DE PORTUGAL

Fonte: www.cm-lousa.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes