Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ALDEIA DE SOAJO - ARCOS DE VALDEVEZ


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


A Aldeia de Soajo é uma típica aldeia de montanha de Portugal, pertence ao Concelho de Arcos de Valdevez e ao Distrito de Viana do Castelo. Aldeia rústica e tradicional Portuguesa foi recuperada à uns anos atrás, tem como símbolo da terra os famosos espigueiros em pedra à imagem do Lindoso. Aliás toda a Aldeia é construída em pedra granítica, está já virada para o turismo de aldeia. Integra o Parque Natural da Peneda Gerês.


GASTRONOMIA:
São diversas as opções gastronómicas da região, bastante concorridas durante os fins de semana, havendo quem vá de propósito ao Soajo apenas para degustar a gastronomia da serra do Gerês. A opção da CPF Portugal (a nossa secção gastronómica) passou pelo Restaurante "O ESPIGUEIRO DO DOAJO" do amigo David um luso Americano, que segue as pisadas dos pais, também eles emigrantes nos Estados unidos da América. Pioneiros no desenvolvimento da terra, cedo se restabeleceram na gastronomia do Soajo. Atendimento simpático, e sabores com saberes com os produtos da região.
   

ALDEIA DE SOAJO:


A aldeia de Soajo, característica nas suas formas particulares de vivência e organização social e económica, é provavelmente um dos destinos concelhios mais divulgados e conhecidos, integrando uma área geográfica que foi concelho até à reforma liberal do século XIX. O meio envolvente... Características da área geográfica da serrania da Peneda, Gerês e Amarela, o sistema de habitat de "brandas" e "inverneiras" é um marco referencial da maior singularidade e interesse etnológico e patrimonial.



A branda é um espaço de uso mais sazonal, com uma ocupação secundária, conectada sobretudo com os usos agrícolas e pastoris de Verão, por oposição à inverneira tradicionalmente de cariz mais permanente. Ocupam geralmente cotas de terreno a cima dos 600 metros, substancialmente mais altas que as inverneiras a que se associam. No concelho o número de brandas é significativo, com representações singulares em Bosgalinhas, S. Bento do Cando, Mosqueiros, entre outras.



ÁREA DE SERV. PARA AUTOCARAVANAS:
Existe no local do parque da feira, junto aos espigueiros uma A.S.A a qual pode consultar as coordenadas na barra lateral deste Portal.
Nas áreas espaciais de Soajo e Sistelo as brandas recebem somente o gado e pastores, integrando por tal estruturas de abrigo bastantes desenvolvidas. A aldeia do Soajo é também famosa pelo vasto conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica, usada pelo povo como eira comunitária. O mais antigo data de 1782.


  ESPIGUEIROS DE SOAJO:
Estes monumentos de granito foram construídos na altura em que se incrementou o cultivo do milho e serviam para proteger o cereal das intempéries e dos animais roedores. As suas paredes são fendidas para que o ar circule através das espigas empilhadas. No topo são geralmente rematados por uma cruz, que significa a invocação divina para a protecção dos cereais. Parte destes espigueiros são ainda hoje utilizados pelas gentes da terra.



Como chegar... Do Porto: Siga pela A3 em direcção a Valença. Saia ao Km 78 em direcção aos Arcos de Valdevez, após pagar a portagem siga no IC28 até à vila dos Arcos. Aí siga as indicações para o Soajo/Mesio/Parque Nacional de Peneda Gerês. Cerca de 3 km depois dos Arcos de Valdevez encontrará uma estrada à sua direita que o conduzirá até Soajo (18 km).

Fonte: www.aldeiasdeportugal.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes