Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

SERRA DE SÃO MACÁRIO - S. PEDRO DO SUL


Apontamento AuToCaRaVaNiStA

A Serra de São Macário, fica situada a cerca de 1152 m de altitude, no Concelho de S. Pedro do Sul, Distrito de Viseu.
Nas planícies serranas, e noutros tempos já idos, extraia-se o xisto para construir as casas típicas, temos como exemplo as típicas aldeias da Pena, do Fujaco, de Covas do Monte, ou Covas do Rio, e também pelas centenárias capelas de S. Macário de cima, e a Ermita de S. Macário de baixo. Este maciço de montanhas se chama de "Monte Magaio".




A Serra de S. Macário, está inserida no maciço da serra da Gralheira, que se começa a elevar a partir das margens do rio Barroso, onde se situa o antiquíssimo “Real Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões”, remontando a sua origem a um período anterior á fundação da nação.
Começando a trepar, serra acima, chega-se aquela que já foi considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal, estamos a falar da aldeia de Manhouce, com todas as suas tradições etnográficas, artísticas, e gastronómicas. Muito apreciado é o cabrito assado da Gralheira. É também muito conhecida a sopa de S. Macário, ou a sopa dos pobres.




              HISTÓRIA:

Actualmente a serra de S. Macário está a ser repovoada aos poucos com vegetação, que infelizmente os sucessivos fogos de verão vão dizimando. É naturalmente habitada por inúmeras cabras que pastam durante o dia na serra, recolhendo no final de cada dia á aldeia. Do alto vê-se as tradicionais aldeias de xisto, de um lado a aldeia da Pena, do outro a aldeia de Covas do Monte. S. Macário, Serra de Portugal Continental que, juntamente com as serras da Arada, da Freita, e do Arestal, faz parte do, designado maciço da Gralheira.



No seu ponto mais alto, a cerca de 1050 metros de altitude, existe a capela (de S. Macário), rodeada de muros de xisto, onde, no último domingo de Julho, ocorre uma das mais típicas e concorridas romarias populares.Pena as torres de ferro das comunicações, que ferem a vista daquela paisagem. Do topo da serra, pode observar-se uma bonita e abrangente paisagem que inclui as serras de Montemuro e do Caramulo, assim como parte da bacia do rio Vouga.



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes