Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE ABADIA - AMARES



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


O Santuário de Nossa Senhora da Abadia fica situado na freguesia de Santa Maria de Bouro, no Concelho de Amares, Distrito de Braga, Portugal. Tem parques de merendas com frondosas sombras e águas correntes límpidas do Rio Nava que percorrem várias cascatas naturais, e passam junto ao Santuário.
Edifício Mariano do século XVIII, com uma particularidade no interior do templo, tal como no altar de São Bento da Porta Aberta, também de Terras do Bouro, existem umas escadarias de ambos os lados, entrada e saída, que passam por de traz do altar e da Virgem de Nossa Senhora de Abadia, onde se tem uma perspectiva do alto de todo o templo de frente para traz. Património de grande interesse arquitetónico pela envergadura do espaço edificado e natural. Tem também um museu representativo do espaço de culto.


             HISTÓRIA:

Nossa Senhora da Abadia é uma invocação católica da Virgem Maria. É conhecida também como Santa Maria do Bouro. Esta devoção surgiu a partir de uma imagem proveniente do Mosteiro das Montanhas, em Braga, Portugal, no ano de 883.



A sua festa é comemorada em 15 de Agosto. Nas encostas da serra que se ergue para norte de Santa Maria do Bouro, situa-se numa área florestal de visita obrigatória, rodeando o Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Aí, para além de um ambiente bucólico, poderá apreciar as quedas do rio Nava.




                 MUSEU:
O Museu dedicado à etnografia religiosa, incluindo interessante colecção de ex-votos e de ofertas resultantes do cumprimento de promessas.
Fonte: www.cm-terrasdobouro.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaTaVaNiStA - by jbmendes