Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

CASTELO RODRIGO - FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo é uma Vila Portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda. Castelo Rodrigo, já foi em tempos passados sede de Concelho, passando para Figueira de Castelo Rodrigo em 1836 .

O Castelo Rodrigo foi a próxima visita depois de explorarmos a fortaleza de Almeida, Castelo Bom e Castelo Mendo, que aliás fazem um grande conjunto de defesa nacional desse tempo. 



O Portal AuToCaRaVaNiStA, recomenda uma viagem com este objetivo de visitas aos Castelos. São 26 os Castelos do Distrito da Guarda, sendo que alguns já só existem vestígios.
Voltando ao Castelo Rodrigo propriamente dito, deparamo-nos logo à entrada do Castelo, após passarmos o Arco de entrada na aldeia Medieval, entramos na casa do artesanato, que para além da venda de licores, frutos secos etc, tem igualmente um pequeno mas muito acolhedor bar. O Castelo está bastante destruído, o que existe está em ruínas, com destaque para a torre da igreja, que na minha opinião, perde por não estar de acordo com os materiais originais ali existentes, que são o granito, e o xisto (ver imagem). Estava fechado na altura desta nossa visita.



        HISTÓRIA:

Castelo Rodrigo

Orago: Nossa senhora de Rocamador População: 469 habitantes. Festas: S.Amaro (2.º Domingo de Janeiro); N.ª Sr.ª de Aguiar (14 e 15 de Agosto). Situada numa elevação a 820 metros de altitude, vislumbrando-se a serra da Marofa, a vila de Figueira e paisagens que se estendem até Espanha. A sua história enraíza-se nas páginas do tempo: Foi castro Vetão, mais tarde ocupado pelos romanos. Existem referências à presença de mouros. Foi o rei Leonês Fernando II, o monarca que mandou repovoar esta região, no ano de 1161. Poucos anos depois, Afonso IX, atribui foral e estabelece o Alfoz do Concelho, o primeiro a ser formado em Riba Côa. A partir de 12 de Setembro de 1297, com a assinatura do tratado de Alcanizes passa definitivamente para território português.





Em 1508, D. Manuel concede foral novo à vila. É desse período a construção do Pelourinho. A 7 de Julho de 1664 travou-se aqui a famosa batalha de Castelo Rodrigo, onde as tropas portuguesas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães derrotaram o exército espanhol do Duque de Ossuna.

Castelo Rodrigo, pequena mas forte, sofreu, mostrando nas lutas que empreendeu, a ancestral valentia dos seus habitantes. Fazendo parte do programa das Aldeias Históricas, a sua monumentalidade está patente em todo a vila. O pelourinho, o palácio, a cisterna, a Igreja e Convento de St.ª M.ª de Aguiar são monumentos que tornam este local inesquecível.

Fonte: www.cm-fcr.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes