Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

CASTELO BRANCO - PORTUGAL












Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


Castelo Branco é uma cidade Portuguesa, e Capital de Distrito.
Apesar de ser uma cidade do interior, foi-se desenvolvendo de à uns anos a esta parte, aprimorada também com restauros significativos na zona histórica, colocando Castelo Branco como uma cidade moderna, embrenhada em toda uma história que lhe é adjacente. Boa gastronomia, ótimo Turismo Rural, uma interessante cidade a visitar. 



CASTELO BRANCO E A SUA HISTÓRIA:


Situada numa posição central entre o Norte e Sul de Portugal, Castelo Branco marca uma fronteira de duas regiões culturais desde remotos tempos distintas : o mundo do granito e o mundo do xisto. Local de ocupação humana que remonta á Idade do Bronze foi, contudo, a partir dos conturbados tempos da história medieval peninsular, com a construção continuada de fronteiras, que Castelo Branco assume relevante papel regional a partir do foral de Pedro Alvito ( século XIII ), mestre dos Templários, o sítio desenvolve duas importantes funções: a defesa e o ruralismo, realidades bem patenteadas num desenho dos inícios do século XVI.


Atentando ao perfil do Burgo desenhado por Duarte d'Armas, compreende-se a evolução urbana da cidade, que teve como núcleo inicial a antiga alcáçova situada no cimo da elevação onde Castelo Branco terá nascido. Á volta do castelo templário o povoado foi ganhando novos espaços, estendendo-se pela encosta leste em direcção ao sopé. Hoje desses tempos, conservam-se as ruas que trepam pelo encosta em direcção ao castelo, com os seus portados decorados, com os seus nomes recordando antigas profissões (Rua dos Peleteiros, dos Oleiros, dos Ferreiros), os pequenos espaços agrícolas (ainda hoje utilizados), o olival da encosta sul e ainda todas as características do pequeno mundo da rua com os seus cheiros e sons.
Fonte: www.cm-castelobranco.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes