Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ALDEIA DO XISTO DE CHIQUEIRO - SERRA DA LOUSÃ



Segundo dizem, a Aldeia do xisto do chiqueiro é de todas a mais pequena da vasta rede de aldeias existente na serra da Lousã. Das poucas vezes que me  envolvi naqueles trilhos, reparei que houve desenvolvimentos positivos, porque da primeira vez, só com um veículo todo o terreno era possivel ir ao Talasnal, e fomos de autocaravana, e as dificuldades foram mais que muitas, com os travões quase a arder, e era um cheiro a ferôdo! E quase meio metro de pó no pára choques e grelha. E da segunda vez, já fui na boa, e até já consegui ir ao chiqueiro. 


                               HISTÓRIA

Apenas um casal de habitantes e o seu numeroso rebanho parecem contrariar a sensação de que aqui o tempo parou há muito.A aldeia é delimitada por duas pequenas linhas de água e dissimulada pela frondosa vegetação que a envolve. Possui malha urbana simples, basicamente organizada por duas ruelas íngremes ladeadas pelo casario. O material de construção predominante é um xisto escuro, de aparelho tosco e, à exceção da capela, nenhum outro edifício é rebocado.

A envolvente florestal e a fauna que a povoa tornam-na num ponto de partida de eleição para caminhadas de descoberta.

Rasgando o silêncio, são as campainhas dos rebanhos que embalam a Aldeia do Chiqueiro, que integra da Rede das Aldeias do Xisto e é protegida pela Rede Natura 2000.
Construída em xisto, resgatado da Serra da Lousã, deve o seu nome à atividade predominante da Aldeia, que cruzou os tempos, a pastorícia. 

A Caniche que vêem na imagem foi a minha companheira de muitas viagens e que tenho saudades imensas, chamada DAISY. 

Fonte de riqueza, esta ligação à fauna endógena, com rebanhos de cabras e a presença de veados, corços e javalis, é um recordar constante da ligação do Homem à Natureza, tão bem ilustrada nas vivências e tradições do Chiqueiro.
Com uma vista privilegiada para a vila da Lousã, a Aldeia é de uma simplicidade contagiante, dispondo as suas casas, currais e palheiros por duas ingremes ruas, que se seguram nas encostas da Serra, envolvidas por uma vegetação luxuriante.


Atravessada por vários caminhos pedestres, mantém o aspecto humilde e simpático, traço comum às suas gentes. Visitar o Chiqueiro, implica ficar sempre um pouco mais, tal é a atração que os seus traços e história têm sobre nós. Com o rosto praticamente inalterado, a sua autenticidade marca quem a visita, pedindo sempre um novo encontro. 

Quem visita o Chiqueiro nunca diz adeus, diz antes, até outro dia.




Links: cm-lousã/Aldeias do Xisto

Portal AuToCaRaVaNiStA 

Grupo AuToCaRaVaNiStA Português 

Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes