Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

AGITÁGUEDA - ÁGUEDA - AVEIRO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

AGITÁGUEDA II

Águeda é uma cidade pertencente ao Distrito de Aveiro, e tem como principal festividade e atração o Agitágueda ao qual pode aceder aqui neste

 link: https://www.agitagueda.com



PAI NATAL GIGANTE

Destaque também para o Pai Natal Gigante, e não só, a árvore de natal tem crescido de ano para ano, e a cidade tem vindo a atrair milhares de pessoas pela passagem da quadra natalícia por parte não só de pequenos mas também de graúdos.  


Área de Serviço de Estacionamento para ACs

De salientar também as excelentes instalações para autocaravanas nas imediações das instalações da feira com parque privado para 4/5 ACs e WCs de apoio. Na zona conta também com churrasqueira e restaurantes a poucos metros.



Apontamento Histórico:

RIO CAIMA

Águeda, sede de concelho desde 1834 e cidade desde 1985, deve a sua fundação aos celtas, Túrdulos e Gregos remontando ao ano de 370 Ac.

A antiguidade da ocupação desta região é revelada por diversos monumentos megalíticos e pelo Cabeço do Vouga, importante estação arqueológica localizada junto do trajecto da via militar romana de Olissipo a Bracara.



HISTÓRIA:

No século XI, Águeda é um burgo próspero, com um comércio desenvolvido e o seu porto movimentado, abastecendo-se a si e às populações vizinhas de além Alcoba (hoje Caramulo). É referida, em documentos de 1050 e 1077, tanto pelo seu nome primitivo Casal Lousado (lat. Casal Lousato) como pelo seu nome próprio latinizado Anegia, Agatha e Ágada.

Águeda não teve foral na Idade Média, ao contrário de outras povoações vizinhas, por ser terra reguenga e couto dos mosteiros de Lorvão e Vacariça.

Águeda era ponto de apoio dos caminhos de Santiago. Na sua albergaria ter-se-á recolhido em 1325 a Rainha Santa Isabel, quando se dirigia em peregrinação para Santiago de Compostela.

Em 1834, Águeda ascende à categoria de sede de concelho, por consequência da revolução liberal dando-se uma reforma administrativa devido à sua capital importância na estratégia político-militar da resistência, à 2ª invasão francesa, pois possuía um hospital militar que socorria os feridos provenientes das batalhas.

Desde que foi elevada à categoria de concelho, Águeda começou a ter uma vida política bastante movimentada, mas foi sempre muito bem representada por nomes influentes da terra.

No dia 8 de Julho de 1985, a vila de Águeda é elevada à categoria de cidade.

Águeda actua como fronteira entre o mar e a serra devido à sua privilegiada situação geográfica, sendo servida por vias rodoviárias e ferroviárias de fácil acesso.

https://www.cm-agueda.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA

Grupo AuToCaRaVaNiStA Português

Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes