Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

CARDIGOS - MAÇÃO - SANTARÉM


Apontamento AuToCaRaVaNiStA

*Certificação Estrela CPF Portugal*
*A Delegação da C.P.F. - Portugal*

Cardigos é uma Freguesia Portuguesa pertencente ao Concelho de Mação, Distrito de Santarém.

Destaque para a praia Fluvial de Cardigos de grande beleza e funcionalidade, muito bem equipada, e mesmo agora no Inverno encontrava-se bem tratada e funcional.






Cabrito Estonado

Destaque também para o seu Pelourinho, e para a Ponte Romana como Símbolos Históricos de Cardigos.
O objetivo desta viagem foi sem dúvida de carácter gastronómico, e com uma única finalidade, degustar o famoso cabrito estonado que é provavelmente, uma das iguarias únicas no mundo, e de top da Gastronomia Portuguesa, e que tem como Capital a Vila de Oleiros, Distrito de Castelo Branco.



Como apenas conhecia-mos esta iguaria da Vila de Oleiros, e queríamos testar os saberes, e sabores gastronómicos, de outra zona deste território, decidimos fazer a prova dos nove através da "Certificação de Excelência - Restaurante Recomendado", pela Secção - C.P.F. Portugal, da Confraria da Panela de Ferro. 
Apesar de Cardigos pertencer já ao Distrito de Santarém, está na linha limite do Distrito de Castelo Branco, pelo que a gastronomia tradicional desse território, cruza aqui a fronteira de Distrito. 



E porque o cabrito estonado é confecionado apenas por encomenda, e à peça, escolhemos com a antecedência necessária, através do nosso elemento da CPF desta zona, "Arlindo Dinis" o Restaurante "Solar do Moinho" com ótimas instalações, e um conceito de chegar a todos os tipos preferenciais, sejam eventos turísticos em excursão, casamentos e afins, bem como a utilização do sistema de Buffet aos fins de semana, sem esquecer os pratos económicos em diárias à semana. "CERTIFICAÇÃO CPF PORTUGAL CLICK AQUI:"Distrito de Santarém.


             HISTÓRIA:

A fundação de Cardigos está envolta no longínquo passado, mas a avaliar pelos vestígios megalíticos (dolmens, antas) pensa-se ter havido nesta região ocupação muitos séculos antes de Cristo. Situada, como a localidade de Amêndoa, num ponto de ligação de várias redes de comunicação da Hispania, sãoencontrados vários testemunhos romanos como algumas pontes, templos, aquedutos, etc. 




Praia Fluvial de Cardigos
Outros vestígios foram ainda localizados tais como inscrições funerárias e todo um espólio da época romana onde se destacam várias alfaias agrícolas.
Seguindo a tradição romana muitos nomes de localidades derivam de plantas, animais, e minerais (Moreira, Ferreira). Foi esta civilização que aqui desenvolveu a agricultura e culturas como a oliveira e a vinha, às quais se juntam árvores de frutos, cereais, e explorações de minérios como o ouro, ferro e estanho.




Do povo imigrado do norte da Europa, os visigodos, poucos foram os vestígios deixados, sendo certo que em 711 esta região foi ocupada pelos muçulmanos que aqui se fixaram com a sua cultura até ao início da reconquista Cristã, levada a cabo por Afonso Henriques com a ajuda das ordens militares religiosas, como a dos Hospitalários e Templários, até finais do séc. XIII. Tal como a freguesia de Amêndoa, o primeiro do domínio de Cardigos é dado aos cavaleiros templários, passando mais tarde para o domínio da Ordem de Malta.

Durante o reinado de Filipe II de Espanha, em 1605, Cardigos é elevado a sede de Comarca.
Fonte: Junta de Freguesia de Cardigos


Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes