Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

VOUZELA - VISEU


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


Vouzela é uma Vila Portuguesa, sede de Concelho, pertencente ao Distrito de Viseu. Vouzela é uma Vila rica em história, gastronomia, e circuitos ciclo-pedestres. Senão vejamos alguns exemplos: Circuito das Torres, Circuito da Penoita, ou Circuito com História, veja aqui em PDF. Vouzela também se destaca pela sua igreja quinhentista, pelos diversos solares de figuras ilustres da sociedade Portuguesa, como os Távoras, ou os Almeidas, etc.



Na gastronomia destaque para: Sopa seca característica de Alcofra a famosa Vitela de Lafões, os rojões de porco, o cabrito assado no forno, o cozido, as papas de milho, ou o arroz de feijão com pataniscas de bacalhau. A acompanhar, experimente a broa de milho, e o vinho verde de Lafões. Termine a viagem gastronómica com os obrigatórios pastéis de Vouzela, ou se não ficar satisfeito, termine com uma passarinha (doce tradicional de feira).



Certificação C.P.F. Portugal
Pasteis de Vouzela
Não poderíamos deixar de fazer referencia ao Restaurante Quinta da Cavada, o qual foi Certificado pela nossa secção C.P.F. Portugal, da Confraria da Panela de Ferro, com Estrela CPF de Excelência, pela sua gastronomia típica e tradicional Portuguesa, também com recurso ao uso de pequenas Panelas de Ferro à Portuguesa,  a servir as sopas, e também o arroz de feijão, etc.
Para ver a reportagem e a Certificação da C.P.F. Portugal - (Click Aqui:) - Veja no Distrito de Viseu.





A primeira metade do séc. XX Vouzela fica marcada pela chegada do caminho de ferro (1914). Este impacto dá-se sobretudo ao nível da imagem da Vila de Vouzela, com a construção da ponte ferroviária sobre o rio Zela, (agora pedonal) mas também ao nível económico derivado ao aparecimento do comboio, que trouxe desenvolvimento a Vouzela, e o qual ficou homenageado pela Vila com um monumento ao caminho de ferro, como se pode ver nas fotos disponibilizadas aqui pelo Portal.



             HISTÓRIA:
A história do concelho de Vouzela não se pode dissociar da de Lafões, dado que, por motivos geográficos, ambas fazem parte de um todo. As raízes históricas de Vouzela remontam ao séc. XV. Em 13 de Maio de 1436 o rei D. Duarte instituiu o concelho de Vouzela ou Lafões, composto por 44 freguesias e 13 coutos. Durante alguns séculos, esta divisão administrativa prevaleceu sem grandes alterações, até que em 1834 se passou a repartir o antigo concelho de Lafões em dois concelhos separados pelo Vouga, ficando as freguesias da margem esquerda deste rio a pertencer ao concelho de S. Pedro do Sul.




A posição central de Vouzela conferiu-lhe até aos fins do séc. XIX um certo destacamento em relação aos outros concelhos. Actualmente, o concelho de Lafões reparte-se grosso modo por três concelhos: Vouzela, Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul. De origem muito remota, como atestam os inúmeros monumentos megalíticos, o concelho de Vouzela é um autêntico manual de história, onde cada canto conta um pouco do passado, do que foi e é o Homem como essência!

Fonte: www.cm-vouzela.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes