Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

VALE DE CAMBRA - PARQUE DA CIDADE - AVEIRO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Vale de Cambra, é uma cidade Portuguesa, pertencente ao Distrito de Aveiro. O Parque da Cidade é um local de lazer, aprazível, com equipamentos e valências, para que a população se reúna aos fins de semana em família, para desfrutarem da Natureza, do Rio, a acompanhar uma bebida, ou simplesmente em formato desportivo para ficar em forma, e revigorar o corpo e a alma para mais uma jornada de trabalho.



             HISTÓRIA:
Foi há 500 anos que D. Manuel, o Venturoso, entregou o Foral às Terras de Cambra. Corria 1514 e a terra que se tornou Concelho sentiu-se reconhecida, valorizada, uma mais valia para a Coroa. Por todo o lado houve música e bandeiras a assinalar o ato.
O Município de Vale de Cambra é um dos 19 municípios pertencentes ao Distrito de Aveiro, integrado na Área Metropolitana do Porto e no território das Montanhas Mágicas, título de riqueza patrimonial europeia. Situa-se na confluência dos rios Caima, Vigues e Muscoso, fazendo parte da Região Norte e sub-região de Entre Douro e Vouga.

Vale de Cambra apresenta atualmente uma área geográfica de 147 km² subdividida por 6 freguesias e uma União de Freguesias. Geograficamente, é limitado a norte pelos municípios de Arouca, a leste por São Pedro do Sul, a sueste por Oliveira de Frades, a sul por Sever do Vouga e a oeste por Oliveira de Azeméis.





Beneficiando de um clima ameno, muito chuvoso no Inverno e soalheiro no Verão, o relevo é muito variado, com exposição atlântica. O Rio Caima é o primeiro afluente importante da margem direita do rio Vouga, oferecendo cursos de água que convidam ao lazer.


O desenvolvimento e a afirmação nacional através da indústria dos laticínios, tornou possível a implantação de algumas empresas de grande peso a nível nacional e internacional, sendo Vale de Cambra detentor de um grande poder industrial onde os setores da metalomecânica, embalagens, madeiras e automação merecem maior destaque. A otimização dos seus recursos naturais, nomeadamente as serras, os rios e o vale, as aldeias seculares e os achados arqueológicos, bem como o Parque da Cidade, são motivo de grande atração turística.
Estratégico para o desenvolvimento deste município, o Turismo em Vale de Cambra reflete a sua modernidade, aliada à paixão e preservação das tradições e a uma paisagem marcadamente rural, preponderante na formação e no desenvolvimento da sua dinâmica.


Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes