Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

BRITIANDE - LAMEGO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Britiande, é uma Freguesia Portuguesa, do Concelho de Lamego, Distrito de Viseu. O seu Pelourinho, e a casa Brasonada que lhe está adjacente e que terá porventura servido de serviço administrativo ao Concelho na altura, é a marca de outros tempos, que indicam que já foi sede de Concelho, e estas marcas são sempre sinónimo de riqueza territorial e serve perfeitamente de indicador para os tempos de hoje com a Regionalização, que sem duvida alguma, criam novas dinâmicas, e riqueza para as regiões. 

Não fossem estas divisões territoriais que existiram nestes tempos, e que temos visionado e verificado in-loco, ao longo destas incursões que temos feito por todo o País, somos peremptórios em afirmar que Portugal ficou mais rico, principalmente em património edificado. Não são só os Pelourinhos, as casas Brasonadas de quem administrava, ou as instalações do Estado que serviam de Passos do Concelho, mas o que atrás disso trazia! Principalmente as pessoas, as Igrejas, as construções no geral, e naturalmente todo o desenvolvimento Territorial. Por tudo isto dizemos, Regionalização já. Chega de Centralismos. É tempo de dividir a riqueza pelo interior, e pelo País. 



            HISTÓRIA:
Sede de concelho até ao início do século XIX, Britiande é uma das freguesias do concelho de Lamego que revela vestígios da presença dos romanos na região, como a conhecida Quelha da Azenha. A lenda mais conhecida desta vila é a que lhe deu nome: chama-se assim – Britiande - porque quando D. Afonso Henriques ali passou à frente das tropas, havia nozes pelo chão. Vinha com pressa, mas os soldados arregalaram o olho. E deu esta ordem: “Brite e Ande”.
População Residente: 934 habitantes (censos 2011)
Festas e Romarias: 2º Domingo de Agosto
Principais atividades económicas: Agricultura e Serviços
Localização: Dista a 5 kms da cidade de Lamego

Fonte: www.cm-lamego.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes