Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

S. PEDRO DO CAMPO - TENDAIS - CINFÃES DO DOURO - PORTO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Capela de S. Pedro do Campo ou S. Pedro de Tendais, fica situada a cerca de 1100 metros de altitude no Vale de Bestança, entre as serras de Montemuro e Gralheira, Este monte pertencente à Freguesia de Tendais que já foi sede de Concelho, agora integrada no Município de Cinfães do Douro. Existem muito poucas referencias históricas relativamente a esta Ermida, que nunca foi considerada Santuário, devido às referencias deste lugar estarem mais relacionadas com o comércio, já que era aqui que se realizava o "Feirote" nome que se dava a uma pequena feira de comércio da região que se realizava a 29 de Junho, e a qual ainda hoje se celebram nesta data as festas neste local.

Os pastores eram os principais e assíduos frequentadores deste espaço serrano, que são muito férteis em pastos e água. Destaca-se a raça bovina Arouquesa, uma das melhores carnes do mundo, sem descurar todo o outro gado miúdo muito utilizado na rica gastronomia desta Região como o Anho e o Cabrito. No inverno é comum o aparecimento da neve e muito frequente os nevoeiros. O aspecto negativo que encontramos em toda a serra do Montemuro e em quase todas as serras de Portugal são as torres aeólicas que estão por toda a parte. 

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes