Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MUSEU DE ARTE SACRA - MOSTEIRO SANTA MAFALDA - AROUCA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
O Mosteiro de Santa Mafalda, está situado na Vila de Arouca, Distrito de Aveiro, Portugal.
Aos 26 de Outubro de 2014, o Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, depois de ter inaugurado no sábado 25, a Área de Serviço para Autocaravanas, integrado no Festival da Castanha, visitou em grupos de 50 pessoas o Museu de Arte Sacra do Mosteiro de Santa Mafalda. Foi uma agradável surpresa dado o valioso espólio alí exposto. Foi também uma agradável surpresa a grandiosidade das instalações Monásticas, não só pelas sua fantástica e majestosa sumptuosidade, como naturalmente as grandes dimensões das salas, da cozinha e refeitórios. O Portal AuToCaRaVaNiStA recomenda uma visita, já que as fotos não são ilustrativas do real valor das peças, nem da dimensão do Mosteiro.

               HISTÓRIA:
Museu de Arte Sacra – Mosteiro de Santa Maria de Arouca:
A instalação da vida monástica no vale de Arouca processou-se em diversas fases, mas os documentos apontam a fundação do primitivo cenóbio para a 1ª metade do século X. Tal como os demais mosteiros da época, serviu este de apoio ao desbravamento, arroteamento e extensão do domínio agrícola pelo que a sua presença se tornou vital para o desenvolvimento cultural das populações rurais vizinhas.

A rainha St.ª Mafalda, filha de D. Sancho I, recolheu-se neste mosteiro, por volta de 1220, após o casamento com Henrique de Castela, o qual nunca veio a ser consumado. A ela se ficou a dever a mudança da Ordem Beneditina para a Ordem de Cister em 1226 por bula papal, bem como o enriquecimento e engrandecimento do dito mosteiro e de toda a região circundante. 


No século XVI, D. Melícia de Melo, a penúltima abadessa perpétua, encetou uma época próspera que se refletiu nas numerosas alfaias litúrgicas mandadas executar pelo mosteiro e demais obras artísticas, estando a ela ligada a construção da já desaparecida capela de S. Bartolomeu, orago da freguesia.



Com a morte da última freira em 1886, instituiu-se a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda para preservar o culto e evitar maiores delapidações do que restava das anteriores riquezas do convento, com as quais veio a fundar, em 1933, o Museu de Arte Sacra. Este museu ocupa grande parte do edifício do Mosteiro de Arouca. 


É considerado um dos melhores museus particulares, no seu género, em toda a Península Ibérica, no qual, para além de múltiplos objetos de culto, paramentos, peças de imobiliário e manuscritos litúrgicos, se podem encontrar peças raríssimas de escultura, pintura, tapeçaria e ourivesaria.
Atualmente o Mosteiro de Santa Maria, considerado monumento nacional, está sob a responsabilidade do Ministério da Cultura.



PARA VISITAR:
Contactos:
Museu de Arte Sacra
Terreiro de Santa Mafalda
4540 - 108 AROUCA
Tlf/Fax. 256 943 321
museu.arte.sacra@mail.telepac.pt
http://museu-de-arouca.pt.vu

Horários
Aberto de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
Encerra às segundas e feriados
Visitas: marcação prévia por telefone.
Também pode tentar o Posto de Turismo

Fonte: www.geoparquearouca.com - www.cm-arouca.pt

NOTA:
Os autocaravanistas tem a vantagem de poderem fazer as visitas, e no final da tarde recolherem ao centro da Vila de Arouca, mais propriamente no parque da feira, onde existe a Área de Serviço para Autocaravanas, uma parceria do nosso Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, e a Câmara Municipal de Arouca. Inaugurada em 2014 . "Veja aqui a inauguração"
Veja as coordenadas GPS na nossa Base de Dados aqui neste Portal, na barra lateral. Não esqueça de ler e imprimir para oferecer as nossas Regras de Ouro. O Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, deseja-lhe uma boa estadia em Arouca.

Portal AuToCaRaVaNiStA:
grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes