Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MACINHATA E SERNADA DO VOUGA - ÁGUEDA


Museu do Ferroviário

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


Macinhata do Vouga, e Dernada do Vouga, são duas freguesias pertencente ao Município de Águeda. Em Macinhata destaca-se o museu ferroviário (CP) com o mesmo nome, no ramal de Aveiro, e instalado nas antigas instalações da Estação que foram adaptadas para o efeito.
O espólio, apresenta diversas composições ferroviárias de outros tempos, e que destacamos a máquina a vapor que se encontra no exterior, apenas para dar uma imagem do comboio que já dificilmente se vê mesmo nos percursos turísticos.


O percurso fluvial ao longo do rio Vouga é sinuoso mas interessante, já que para além da pesca, o rio apresenta-se na sua travessia com uma ponte em ferro muito estreita, em que se vê o rio pelo quadriculado em ferro do piso em mau estado, e que nos faz pensar 2 vezes se passamos ou não!  Existe também uma outra ponte em Sernada do Vouga, freguesia logo a seguir, com a única ponte ferroviária com dupla funcionalidade, ou seja, passam comboios e viaturas pela mesma ponte. Uma combinação muito imteressante, e que possivelmente fará em breve parte da história ferroviária.

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes