Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

RIBEIRA DO MOURÃO A.S. - AVANCA - ESTARREJA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:



Área de Serviço para Autocaravanas, ainda em fase de acabamento, situada no esteiro da Ribeira do Mourão, muito próximo da Área de Serviço de Ribeira de Aldeia, aliás, a estrada de Cicloria (ciclovia beira ria) vai dar exactamente aí. Área de natureza pura e rural, pode-se escutar os diversos cantos de pássaros, por entre a densa vegetação dos esteiros da ria, bem como da mata que a circunda. 




O esteiro da ria, serve de ancoradouro ás embarcações de pesca artesanal. A área ainda não tem a água ligada, mas existe um fontanário de água corrente ali muito perto. Elementos do Portal AuToCaRaVaNiStA fizeram ali uma estreia absoluta de testes à funcionalidade da mesma e constatou que faltam limar alguns pormenores. A obra está inacabada. O local para pernoita é bastante isolado, pelo que fica à consideração de qualquer um.


 

    PROMOTORES DA A.S.: 
Junta de Freguesia de Avanca - C.M. de Estarreja 

O Portal AuToCaRaVaNiStA agradece o apoio aos promotores.

Descrição oficial do Local:
Designação: Esteiro da Ribeira do Mourão
Localização: Freguesia de Avanca, Localidade Mourão
Classificação: Reserva Ecológica Nacional - Reserva Agrícola Nacional



O Esteiro da Ribeira do Mourão encontra-se a nascente de um outro canal, o Esteiro da Ribeira Nova. Este local caracteriza-se por uma área de vários canais (ribeiras e esteiros) e por um amplo espaço envolvente (parte do canal do esteiro e do espaço envolvente estabelecem fronteira com o vizinho concelho de Ovar). 



Antigamente, toda esta zona era um local agradável servindo de cais aos barcos que efectuavam o transporte de mercadorias, e apresentando um constante fluxo de pessoas e animais na sua rotina diária. Também neste esteiro o Sapal é o biótopo predominante, dado a influência salina proveniente do permanente contacto com a Ria. As espécies da fauna mais observadas nesta área são as aves aquáticas, as aves de rapina, as aves da família dos Ralídeos (galinhas e frangos-de-água) e algumas aves do grupo dos passeriformes, bem como, diversos anfíbios, roedores aquáticos e outros pequenos mamíferos. 
Fonte: www.cm-estarreja.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes