Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

JANEIRO DE BAIXO - PAMPILHOSA DA SERRA











Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Janeiro de Cima está inserido na rota das Aldeias de Xisto, pertence ao Concelho da Pampilhosa da Serra, Distrito de Coimbra, Portugal.
Existem aqui neste circuito de Aldeias de Xisto "duas Janeiro", o Janeiro de Cima, e o Janeiro de Baixo, esta última calcorreada de cima a baixo. A Praia Fluvial é muito agradável, envolvida por uma vegetação puramente serrana, onde não faltam a sobrevoar o espaço diversas aves, que encontram nestas paragens o lugar ideal para viverem e nidificarem. Acesso ao parque, e à praia fluvial bastante difícil "mas possivel" para autocaravanas, por ser muito estreito.


A pouca população existente, dá alguma vida á aldeia que tem um pequeno parque de campismo, churrasqueiras e mesas de uso livre no parque de merendas que serve a praia fluvial. O único bar de serviço está habitualmente aberto para recepção aos turistas e principalmente para as pessoas da aldeia. Caminhando um pouco pelo interior da aldeia, logo se dá com o adro da igreja, e o conhecido TRONCO, uma réplica de uma especie de mini-curral, onde metiam os animais, a fim de os ferrarem com facilidade.


 Explorando um pouco o terreno, e com o conhecimento já estudado através da net, fomos à descoberta da famosa Azenha escavada na rocha. Descendo a encosta do rio, e com algum equilíbrio, lá demos com esta curiosa Azenha que aproveita a natureza escavada na rocha. Contaram-nos que o dono da Azenha não a vende á Câmara enquanto fôr vivo, pelo que se quiserem vêr a Azenha recuperada, terão que esperar que o sujeito morra, até lá ficam as imagens da Azenha em ruínas.



Esta azenha, que penso ser única nestes moldes, deveria ser património de Portugal, ser recuperada, estar a funcionar para fins turísticos, porque é disto que os municípios precisam, para terem alguma visibilidade turística, e por arrasto comercial para os habitantes dessa localidade.
Atenção; Tal qual como avisamos em cima a entrada para a zona do parque de estacionamento, parque de merendas e lazer, bem como da praia fluvial de Janeiro de Baixo, se faz com alguma dificuldade, já que a entrada entre casas, é muito estreita, mas passa uma Autocaravana com dimensões normais, com algum cuidado.


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes