Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Na gastronomia destaque para: Sopa seca característica de Alcofra a famosa Vitela de Lafões, os rojões de porco, o cabrito assado no forno, o cozido, as papas de milho, ou o arroz de feijão com pataniscas de bacalhau. A acompanhar, experimente a broa de milho, e o vinho verde de Lafões. Termine a viagem gastronómica com os obrigatórios pastéis de Vouzela, ou se não ficar satisfeito, termine com uma passarinha (doce tradicional de feira).
![]() |
| Certificação C.P.F. Portugal |
![]() |
| Pasteis de Vouzela |
Para ver a reportagem e a Certificação da C.P.F. Portugal - (Click Aqui:) - Veja no Distrito de Viseu.
A primeira metade do séc. XX Vouzela fica marcada pela chegada do caminho de ferro (1914). Este impacto dá-se sobretudo ao nível da imagem da Vila de Vouzela, com a construção da ponte ferroviária sobre o rio Zela, (agora pedonal) mas também ao nível económico derivado ao aparecimento do comboio, que trouxe desenvolvimento a Vouzela, e o qual ficou homenageado pela Vila com um monumento ao caminho de ferro, como se pode ver nas fotos disponibilizadas aqui pelo Portal.
HISTÓRIA:
A posição central de Vouzela conferiu-lhe até aos fins do séc. XIX um certo destacamento em relação aos outros concelhos. Actualmente, o concelho de Lafões reparte-se grosso modo por três concelhos: Vouzela, Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul. De origem muito remota, como atestam os inúmeros monumentos megalíticos, o concelho de Vouzela é um autêntico manual de história, onde cada canto conta um pouco do passado, do que foi e é o Homem como essência!
Fonte: www.cm-vouzela.pt
Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes


