ACEDA AOS N/ CONTEÚDOS

FRONTEIRA - ALENTEJO - PORTALEGRE


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Fronteira é uma Vila  Portuguesa Alentejana, sede de concelho, com 3 freguesias agregadas, Fronteira, Cabeço de Vide, e São Saturnino, e pertencente ao Distrito de Portalegre. Fronteira foi fundada pelo Rei D. Dinis, e tem foral concedido por  D. Manuel em 1512. Destaque para a sua Igreja Matriz, a Torre do Relógio, e para o seu Pelourinho entre muitos outros pontos de interesse. A entrada, ou saída de Fronteira é feita através da travessia da ribeira de Avis pela ponte romana.





             HISTÓRIA:
...Os vestígios de ocupação humana na área correspondente ao actual município de Fronteira remontam a tempos bem antigos, desde há mais de 10 mil anos, com diversos monumentos megalíticos, entre eles cerca de 30 antas e os dólmenes da Necrópole Megalítica da Herdade Grande ou as rochas gravadas da Herdade dos Pintos.
Segundo a tradição, a vila de Fronteira terá sido primitivamente edificada no outeiro denominado "da vila velha", onde é tradição ter  existido uma atalaia nos tempos dos romanos.

A fundação da Vila de Fronteira é atribuída ao Rei D. Dinis que aqui construiu o Castelo, do qual restam hoje em dia algumas ruínas.
Bem próximo de Fronteira, ainda no concelho, está situado o lugar de Atoleiros, onde, em 1384, as forças castelhanas foram derrotadas pelo exército comandado por D. Nuno Álvares Pereira, num dos episódios decisivos para a manutenção da independência portuguesa durante a chamada crise de 1383-85.


Na Vila de Fronteira existem vários monumentos dignos de registo como a bonita igreja Matriz de 1594, ou as Igrejas do Espírito Santo (datada de 1573) e do Senhor dos Mártires (século XVIII), a Capela de Nossa Senhora da Vila Velha, o bonito edifício dos Paços do Concelho, o pelourinho ou mesmo a agradável estação de caminhos de ferro com bonitos painéis de azulejos com cenas da vida rural.
Em Fronteira encontram-se também, por entre o casario branco de coloridas faixas, moradias senhoriais do século XVIII, mostrando as riquezas agrícolas da região.

A natureza circundante é generosa, possibilitando bonitas paisagens, como na Praia Fluvial da Ribeira Grande, oferecendo variadas actividades desportivas e de lazer a todos os visitantes.

Terra bem Alentejana tem no seu artesanato um grande motivo de orgulho, executando técnicas já ancestrais, com trabalhos em cortiça, tecelagem e bordados, chifre, e a colorida pintura e decoração alentejana em madeira e cerâmica...
Fonte: www.guiadacidade.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes