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BAIONA - PONTEVEDRA - ESPANHA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Baiona é uma cidade Espanhola, localizada nas Rias Baixas da Galiza, pertencente à Província de Pontevedra.
Destaque para o seu casco histórico, com vários monumentos religiosos para visitar, o Castelo, a Caravela Pinta atracada na marina, a Virgem da Rocha, e as ruas estreitas, em que a gastronomia ligada à Ria e ao Mar que a circunda, serve de mote para terminar esta visita a Baiona.



HISTÓRIA: (Tradutor google)

BAIONA ROMANA E MEDIEVAL:

Alguns autores atribuem a fundação de Abobriga em 140 aC (primeiro nome de Baiona) Diomedes de Etolia, filho do príncipe Tideo, fundador de Tui. Naquela época, os romanos expulsos da Península Ibérica e os cartagineses, mais algumas regiões como a Galiza e a Lusitânia ficaram contra eles. Para combater estas revoltas, Roma envia o cônsul Flávio Serviliano sitiando os rebeldes da terra no Erizana recinto fortificado. Mas uma noite Viriato entra no mar com seu exército. Os Romanos encurralados entre a montanha e a baía vão libertar a população, horas antes de responder a ameaças de Flavio Serviliano.

No ano 60 da nossa era, Júlio César chegou a esta cidade com a intenção de expulsar suas tropas das Ilhas Cíes e destruir o Hermínios, há refugiados que se renderam ao bloqueio ordenado pelo imperador romano.

No ano de 587 foi conquistada pelo rei visigodo Recaredo. O monarca anexa ao seu reino e decide cunhar uma moeda para comemorar sua vitória.

Entre 730 e 750, a cidade é dominada pelos árabes, que perderam a posse em nome do rei Afonso I. Não seria que a única presença árabe nesta terra, já que séculos mais tarde (em 997), o rei Almanzor , consciente da importância estratégica do lugar irá começar a conquistar a fortaleza-Villa.


IDADE MEDIA E INICIO
DA IDADE MODERNA:

Uma das datas mais significativas na história de Baiona é talvez a de 1201, quando o rei Alfonso IX de León nas Ilhas Cies assinaram uma Carta-Puebla por Erizana que deu o nome de Bayonne e concedeu aos seus habitantes importantes direitos e privilégios para o comércio marítimo. Assim, ele deixou de depender do domínio do mosteiro de Oia.


No entanto, Baiona foi avaliada como enclave estratégico lógico, suas chances de ser atacada eram elevadas. Em 1331, durante a guerra entre os reinos de Castela e Portugal, foi atacada pela frota liderada pelo almirante da armada Portuguesa Pezaña, causando enormes danos na cidade. Quatro décadas depois, em 1370, o novo rei de Castela, Fernando I de Portugal, estabeleceu a sua residência na fortaleza de Monte Boi, até que ele foi derrotado pelas tropas castelhanas.

Um dos episódios que poderia ter mudado a história da Galiza ocorreu em 1388, quando o Duque de Lancaster britânico até La Coruña com um exército. tem como sua intenção conquistar o trono de Castela para sua esposa Dona Constanza, seria legítimo que, nas Cortes de Sevilha, conquistasse primeiro a cidade e, mais tarde, Compostela, Pontevedra e Vigo. Motuax organiza o seu exército, e também ataca a porta de Baiona com 1.000 arqueiros que será alcançado, sem derramar uma gota de sangue.. Lancaster também chega a um acordo com o rei de Portugal, atacar o inimigo comum. Pede a Don Juan, rei de Castela, para entregar o trono a Dona Constanza. Mas ele não aceita e propõe o casamento de seu filho Henry III (10 anos) Catherine (14), filha de Lancaster e Constanza. A proposta é aceite e é instituido o principado a Lancaster o título Príncipe das Astúrias.

Este tempo de guerras e acordos, Baiona não retornará até o século XV para receber um novo acordo. Em 1425, D. João II decidiu que Corunha e Baiona são os únicos portos galegos onde as mercadorias são descarregadas a partir do estrangeiro e, em seguida, autoriza essa porta para importar e exportar qualquer tipo de mercadoría.

Em 1474 um assalto sangrento protagonizado por Pedro Álvarez de Soutomaior, mais conhecido como Pedro Madruga, um dos personagens mais impiedosos da época feudal galega. amante de castelos e fortalezas, Madruga constrói no cimo do Monte Boi, uma casa torre, que ainda existe nos tempos de hoje, e fz parte do actual Parador.

Um ano depois, o povo de Baiona toma o partido por Alfonso V, Rei de Portugal, na sua luta contra os Reis Católicos. Finalmente, após um longo cerco, o rei é abrigado a render-se na fortaleza de Monte Boi. Tentou novamente em 1478, mas Pedro Madruga, foi forçado a retirar antes que as forças reais o capturassem.

O mais marcante na história da Baiona é a data de 01 de março de 1493: dia em que chegou ao porto de Baiona a caravela Pinta, comandada por Martin Alonso Pinzon e pilotada por Diego Sarmiento -natural da comarca de Baiona, tornando-se assim a primeira cidade da Europa a receber a notícia da descoberta da América. Em 1497, Cato Licos Reyes concede ao povo de Baiona numerosos privilégios e fica na expetativa de futuras invasões estrangeiras, no recinto da fortaleza de Monte Boi, que depois tomou o nome de Monte Real. Os privilégios concedidos aos 650 habitantes, incluiu a isenção de servir no Exército de Castela e licença para empreender por conta própria a guerra na Córsega. Da mesma forma, os Reis concederam os títulos a Baiona "Nobre e Leal Villa".

A ERA MODERNA:

Baiona atinge o esplendor do século XVI: Royal Expedia e ordens comunicados, foi chefe do Partido e tinha domínio e senhorio sobre os vales do Lourina e Rosal. Além disso, a cidade cresceu para fora de portas, porque as pessoas não estavam a favor de viver só no interior da fortaleza. Depois de um tempo de paz, em 1533 uma frota de 56 navios franceses atacaram a entrada da fortaleza, e depois uma epidemia assolou a população consideravelmente em (1540). No início de 1512, os baionés marinheiro Diego Perez Carmona chegou em Sanlucar de Barrameda na expedição de Juan Sebastian Elcano, depois de completar a primeira volta ao mundo. Outro marinheiro Villa, Basque Gallego, parte da tripulação de Magalhães, um membro da mesma expedição, morreu nas Molucas.

Em 1585 o pirata Inglês Francis Drake, comandando 1500 homens, atacaram o forte, mas a população da região, organizada pelo conde depois de Gondomar Diego Sarmiento de Acuña, exorta-o a deixar a baía. O próprio conde conseguiu comprar o rei Felipe II a fortaleza do Val Miñor, que assim se passou a governar vinte mil vassalos. Depois o próprio rei privilegia Villa, com isenção para servir na Marinha Real. e concentrar-se na baía de uma marinha 17000 soldados, a fim de derrotar os piratas que percorriam as costas Galego.


Os séculos XVII e XVIII foram também tempos de assédio constante. Baiona era o principal porto no sul da Galiza e Norte de Portugal e os mais difíceis de combater neste ponto de localização marítimo. Diz-se que talvez o famoso colapso dos galeões em Rande não teria acontecido se eles tivessem atracado na baía de Baiona, mas os Reis negligenciada sua importância. O que veio para ajudar a Baiona foi a reconquista de Vigo. Os moradores da região, com a ajuda de batalhões portugueses foram zafaron tropas do marechal Soult, que tomou Monterreal, retardando assim o avanço da força napoleônica para Vigo, a primeira cidade da Galiza, que se livrou do domínio francês.


CONTEMPORANEIDADE:

Em 1823, Baiona deixou de exercer a sua jurisdição sobre o Val Miñor e a sua influência foi reduzida para município. A última vez que se recorreu a armas, Monterreal foi vinte anos depois, quando o general Iriarte tentou sem êxito apoderar-se da fortaleza como uma etapa de sua luta para manter o Movimento Liberal.

Em 1859 uma Real Ordem valida Monterreal como fortaleza militar e, em 1872, o Estado anunciou sua venda em hasta pública. Adquire em 1877 José Elduayen, Marquês de Pazo de la Merced. Em 1880 Manuel Misa e Bertemati, conde de Baiona, dá à cidade um edifício que servirá de escola pública. Seu irmão, Ventura Misa, construiu uma primeira adega catedral em Jerez de la Frontera, onde o vinho xerez foi criado, que é considerado o inventor.

Em 1943, é inaugurada a "Casa de Correa", adquirida há um ano pela cidade. Em 1966 Monterreal o castelo começa a servir como hotel, que o Estado adquiriu em 1963 a partir dos herdeiros de Bedriñana. Em 1974, o Ministério do Trabalho instituiu em 1º de março, o dia da chegada da Caravela Pinta.





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