ACEDA AOS N/ CONTEÚDOS

GIBRALTAR - ESPANHA - GB

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Na minha opinião, sobre Gibraltar, nem bons ventos nem bons casamentos. Atualmente não compensa fazer compras em Gibraltar, apesar da isenção da carga fiscal sobre os produtos. Quando, não houver qualquer interesse, nem vantagens nesta zona franca, por parte da população Espanhola residente, acho que as tensões entre Ingleses e Espanhois se vão agudizar. Olhando bem para a questão, os Ingleses estão a ocupar um pedaço do território Espanhol! O Empréstimo ou a cedencia do Rochedo, já lá vão uns bons 296 anos. Comparativamente estou a lembrar-me por exemplo do caso Português relacionado com a cedencia de MACAU pela China, neste caso a desistencia foi pacífica, mas efetivamente acabou por terminar.


           História de Gibraltar:
Uma força Anglo-Holandesa liderada por Sir George Rooke apoderou-se de Gibraltar em 1704. O território foi cedido à Grã-Bretanha pela Espanha no Tratado de Utrecht em 1713, como parte do pagamento da ajuda recebida na Guerra da Sucessão Espanhola. Nesse tratado, Espanha cedeu a Inglaterra "... a total propriedade da cidade e castelo de Gibraltar, junto com o porto, fortificações e fortes ... para sempre, sem qualquer exceção ou impedimento."
Apesar de tudo, o tratado de cessão estipula que nenhum comércio por terra entre Gibraltar e a Espanha deve ocorrer, exceto para provisões emergenciais no caso de Gibraltar não conseguir ser reabastecida por mar. Outra condição do tratado é que "nenhuma permissão deve ser dada sob qualquer pretexto, tanto a judeus quanto a mouros, para morarem ou terem residência na dita cidade de Gibraltar". Esta restrição foi rapidamente ignorada, e por muitos anos tanto judeus quanto árabes moraram pacificamente em Gibraltar. Numa cláusula de reversão, se a coroa britânica quiser abandonar Gibraltar, deve oferecê-la primeiro à Espanha.
Num referendo de 1967, a população de Gibraltar ignorou a pressão espanhola e votou maciçamente por permanecer uma dependência britânica. Mais recentemente, num segundo referendo que ocorreu em novembro de 2002, 99% dos votantes rejeitaram qualquer proposta de divisão de soberania entre o Reino Unido e a Espanha. No entanto, os gibraltinos têm buscado um status mais avançado e um relacionamento com o Reino Unido que reflita o presente nível de auto-governo. Uma nova constituição para o território foi submetida a aprovação.

Fonte: Wikipédia

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes